Como melhorar sua qualidade de vida? – parte 3


Por: Dra. Fabiana Makdissi
Divulgue esse post:

Olá meus queridos! Estou super feliz em compartilhar com vocês posts que possam ajudá-los a melhorar a qualidade de vida. Já conversamos sobre como viver mais e melhor e de como é valioso definir o que é importante em nossas vidas. Agora, gostaria de abordar como nossas ações e reações nos relacionamentos diários podem alterar, melhorar ou piorar nossa qualidade de vida. Como você age ou reage diariamente a tudo e a todos te ajuda ou te atrapalha nesta busca de viver melhor?

qualidade de vida

Sempre gostei da frase de uma maratonista americana que diz: “Os desafios nos definem”. Esta frase está escrita na contracapa de minha tese de doutorado e estava escrita na camiseta de minha primeira prova de 21Km. Mas dias atrás, ouvi em um programa de TV uma outra comparação que percebi ser muito verdadeira e gostaria de dividir com vocês! Diz o seguinte: frente a um problema ou um estresse, você se sente um ovo, uma cenoura ou o pó de café? Juro que fiquei curiosa, e não consegui imaginar o que eu seria. A explicação logo veio. Vamos imaginar que o estresse seja a água fervente.

Existem 3 tipos de pessoas:

1) As que são comparadas aos ovos, que em situação normal são frágeis, moles, mas que quando expostas à água fervente, ao estresse, mudam sua forma inicial e ficam muito duras.

2) As que são comparadas às cenouras, cuja exposição à água fervente amolecem… Perdem sua dureza, mas quase derretem e não conseguem se manter na batalha muito tempo por sua fragilidade.

3) E as demais são como o pó de café, que ao estresse, muda completamente, mas usa desta mudança para aromatizar o ambiente, aquecer e alimentar os necessitados.

Simplesmente maravilhoso! Então, após a devida explicação, seguem as dicas:

– nas dificuldades seja como o pó de café, mudando sua programação inicial, mas para aromatizar o ambiente e ajudar a alimentar os necessitados;

– afaste-se de quem não lhe quer bem, de pessoas que não te agreguem valores, e que não estejam verdadeiramente interessadas no que tem a dividir;

– encontre-se mais com seus amigos verdadeiros, aqueles que enxugam suas lágrimas, que ficam em silêncio ao seu lado quando percebem que não quer falar e que fiquem felizes com suas vitórias e conquistas SEM te invejar;

– leia coisas que lhe tragam paz, que te ensinem alguma coisa, ou que façam você rir muito! Nossos posts por exemplo, hehehe

– procure entrar em contato com a natureza sempre que for possível;

– agradeça e sorria sempre;

– ajude alguém ou faça alguém sorrir;

– tenha fé, exercite sua espiritualidade, aguce seus sentidos;

– veja o lado bom da vida, seja otimista! Se o copo está pela metade, ele está quase cheio!

– compreenda que se está lendo este texto você é uma pessoa rica. Tem saúde o suficiente para ter visão, tem cultura o suficiente para saber ler e tem dinheiro o suficiente para ter um computador com acesso à internet!

Cuide-se, conheça-se, faça seus exames de rotina seja parceira ativa de sua saúde.

 

Dra Fabiana Baroni Makdissi – CRM 92598 SP
Instagram: @drafabianamakdissi
Médica Mastologista, Doutora em Oncologia pela FMUSP
As informações contidas aqui não substituem uma avaliação médica.

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!