Saúde Durante a Gravidez. Tire as suas Dúvidas!


Por: Dra. Fabiana Makdissi
Divulgue esse post:

Oi queridas leitoras do Blog da Lingerie!

Sabemos que existem alguns momentos da vida da mulher que são maravilhosos, no entanto trazem consigo uma série de dúvidas, medos, ansiedades e alguns pontos negativos que precisam “daquela dica” de quem realmente entende, pra que a gente consiga superar as dificuldades e curtir mais os benefícios. Sendo assim, pra que a gente converse sobre algumas mudanças corporais e alguns sintomas complexos da gestação convidamos a Dra Tânia Regina Schupp Machado, médica ginecologista e obstetra para tirar algumas dúvidas de nossas leitoras gestantes.

– Dra Tânia, sabemos que ter um filho é sem dúvida uma delícia, mas alguns sintomas incomodam um pouco. Vou colocar aqui algumas queixas das mulheres nesta fase e se puder orientar as nossas leitoras na compreensão desses sintomas será maravilhoso! Vamos começar. Quando é esperado que as mudanças corporais comecem a aparecer? E quais são as que aparecem primeiro?

(Dra Tânia)- As mudanças já começam a aparecer no momento que se tem o atraso menstrual.

O primeiro sinal corporal é a dor e aumento das mamas, que ficam bem mais sensíveis e maiores.

A barriga começa a aparecer por volta de 12 semanas de gestação.

– Cansaço, fadiga, aquela sensação de sempre estamos cansadas é normal? Alguma recomendação para mudança de hábitos nesta fase?

(Dra Tânia)- Estes sintomas são causados pelo aumento da progesterona (um dos hormônios que aumentam bastante na gravidez). A gestante tem que manter uma vida saudável com boa alimentação e exercícios físicos apesar desta fadiga no início da gestação.

– Surtos de calor parecem ser referidos por muitas gestantes… Porque isso acontece? Tem algo a ser feito pra reduzir o desconforto?

(Dra Tânia)- É comum a grávida sentir mais calor, isso é causados pelos hormônios da gestação que aceleram o metabolismo da gestante e pelo aumento do volume de sangue circulante. A grávida deve usar roupas leves que não apertem e evitar lugares quentes e abafados.

– Dra, junto com o peso da barriga, dores corporais começam a aparecer. Alguma dica pra ajudar neste sintoma?

(Dra Tânia)- A gestação normal leva a um aumento de peso que é de 9 a 12 kilos, isso em um período de 9 meses. Se a mulher não tiver um bom condicionamento físico prévio, vai acarretar em dores principalmente nas costas e pernas. Portanto, um bom preparo físico antes de engravidar ajuda a passar esta fase com menos desconfortos. Mas se a mulher não fazia nenhuma atividade física antes da gestação, ela pode começar a fazer hidroginástica, pilates, yoga.

– Algumas mulheres sentem-se lindas grávidas, outras apresentam uma baixa importante de sua autoestima… O que diria pra essas mulheres que sentem essa baixa autoestima?

(Dra Tânia)- As alterações corporais são muitas e em muito pouco tempo, mas isso é para gerar uma vida que vai mudar a vida desta mulher para o resto da vida. Vai ser o maior amor que uma mulher pode sentir.  O corpo com o tempo retorna ao normal.

Alguma mensagem pra essas gestantes?

(Dra Tânia)- Cuidem-se. Tenham um vida saudável, exercitem-se. Façam um acompanhamento pré-natal com um bom profissional.

 

Dra Fabiana Baroni Makdissi – médica mastologista CRM 92.598

Instagram- drafabianamakdissi

 

Dra Tânia Regina Schupp Machado – médica ginecologista CRM 81.750

Intagram – drataniaschupp

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!