No post anterior, citei maneiras de melhorar o desconforto causado pelo exame e esclareci porque ele deve ser realizado. Espero tê-las convencido que vale a pena fazer mamografia, mas quando e de quanto em quanto tempo deve ser feito?
– E quando devo fazer o exame? Leia abaixo e vai entender melhor.
A Sociedade Brasileira de Mastologia, da qual faço parte, orienta que toda mulher com mais de 40 anos deveria ser submetida a um exame de mamografia por ano. Este exame, deve ser realizado independente de haver queixa ou sintoma, ou seja, é um exame de “rastreamento”. Como o câncer de mama é muito freqüente na população feminina o exame pode identificar lesões ainda muito pequenas, antes da mulher ou do médico suspeitar. E isso muda drasticamente a história da doença na mulher. Quanto mais cedo é o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Ou seja, quando houver alguma queixa e o médico pedir. E aí, pode ser em qualquer idade. Não precisa ter 40 anos para fazer a mamografia quando há uma indicação.
Quando há muitos casos de câncer em uma família, quer seja de mama ou outros tipos, pode ser que a mulher tenha indicação de iniciar seus exames antecipadamente.
Converse com seus familiares, saiba a história de sua família e veja com seu médico se isso se aplica a você.
Cuide-se, conheça-se, faça seus exames de rotina seja parceiro ativo de sua saúde.
Dra Fabiana Baroni Makdissi – CRM 92598 SP
Médica Mastologista, Doutora em Oncologia pela FMUSP
As informações contidas aqui não substituem uma avaliação médica.