Outubro Rosa


Por: Redação
Divulgue esse post:

Olá, leitoras. Como vocês estão?

Hoje nós da Intima Store queremos falar com você sobre um assunto importante e que precisa ser discutido e amplamente divulgado: o câncer de mama, sua prevenção e a campanha do Outubro Rosa!

Você sabia que o Outubro Rosa não é apenas uma campanha realizada no Brasil? Mundialmente conhecida e divulgada, tem como objetivo alertar a população – principalmente o público feminino -sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a realização do auto exame e clínico.

Atualmente o câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge mulheres, no Brasil há um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. E é preciso ficar atenta aos principais sinais da doença, entre eles: alteração no mamilo (cor e/ou textura), nódulo (caroço) endurecido e normalmente fixo e indolor, saída de líquido em um dos mamilos, entre outros, além de que pode aparecer pequenos nódulos no pescoço e nas axilas.

Para perceber esses sinais, é importante ficar sempre atenta aos sinais que o próprio corpo dá, e as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos, para ajudar a identificar o câncer antes de apresentar sintomas.

As mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama muitas vezes ficam se questionando o motivo da doença ter se manifestado, mas não há uma única razão, são diversos os agentes relacionados ao desenvolvimento da doença. Mas tem alguns fatores protetores, que ajudam a prevenção, mas não são garantias de proteção, entre eles: alimentação saudável, prática de atividade física, amamentação, etc.

O Autoexame

Importante para que seja detectado alguma alteração na mama, há três maneiras de realizar o autoexame: em frente ao espelho, durante o banho ou deitada.

Em frente o espelho:

1 – Observe os dois seios com os braços caídos
2 – Coloque as mãos na cintura fazendo força
3 – Agora coloque as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, forma do mamilo
4 – Depois pressione levemente o mamilo para ver se há saída de secreção.

Durante o banho:

1 – Levante o braço esquerdo, apoiando-o sobe a cabeça. Com a mão direta, examine a mama esquerda
2 – Divida os seios em faixas (imaginárias) e analise cada pedaço lentamente, usando a polpa dos dedos
3 – Faça movimentos circulares e depois de cima para baixo. Repetindo depois na outra mama.

Deitada:

1 – Com uma toalha dobrada sob o ombro do lado que irá examinar a mama
2 – Faça movimentos circulares com uma leve pressão sentindo a mama
3 – Vá apalpando a mama até que chegue nas axilas

Resultado de imagem para autoexame mama em pé

Caso perceba alguma alteração durante o autoexame, procure um médico especializado e verifique o que é. A saúde sempre em primeiro lugar!

E vocês leitoras, já fizeram o autoexame?

 

 

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!