Mamografia dói? Por que tenho que fazer mamografia?


Por: Dra. Fabiana Makdissi
15 de outubro de 2015
Divulgue esse post:

Ouço estas perguntas diariamente. No entanto, não me canso de responder que o benefício da realização do exame é muito maior que o desconforto que o exame pode causar. E pare um segundo pra pensar: se não houver achado que sugira um novo exame mais precoce, você só terá que repeti-lo em 1 ano!

Nos países onde a mamografia anual é realizada pela maioria da população, a incidência de câncer de mama em fases avançadas é muito menor! E isso vale a pena, não é?

01-por-que-fazer-mamografia

Em nosso país, ainda temos muitas mulheres que, apesar de já terem completado 40 anos, nunca fizeram uma mamografia sequer. O exame pode identificar alterações bem pequenas, que nem a mulher, nem mesmo seu médico pode perceber, e isso pode salvar sua vida.

Aqui vão algumas dicas de como podemos diminuir o desconforto causado pela mamografia:

  1. Nunca faça seu exame próximo de menstruar ou imediatamente após a menstruação! Nesta fase, as mamas estão mais sensíveis e inchadas e isso pode lhe causar dor. Se não for uma urgência, opte por marcar seu exame para uma semana após o primeiro dia da menstruação.
  2. Se você tem as mamas muito sensíveis, veja com meu médico se ele não poderia prescrever um analgésico (remédio para dor) para ser usado uma hora antes do exame. Isso pode reduzir sua sensibilidade no momento do exame.
  3. Não ouça a experiência da vizinha! Nem sempre se doeu nela vai doer em você. Eu, por exemplo, não gosto da pressão que o exame causa, mas não sinto dor. Tente ir fazer o exame de cabeça tranquila e sem preconceito.

02-duvidas-mamografia

  1. Lembre-se: na maioria das vezes, é só uma vez no ano! Mesmo que não seja bom, só vai se repetir daqui a 365 dias.
  2. Tente relaxar e usar a respiração no momento da pressão. Ela é rápida, e uma expiração prolongada pode ajudar a reduzir a tensão (encha o peito de ar e solte bem devagar).
  3. Este exame é o melhor exame para diagnosticar precocemente o câncer de mama. E isso vale qualquer desconforto.

 

Cuide-se, conheça-se, faça seus exames de rotina seja parceiro ativo de sua saúde.

Dra Fabiana Baroni Makdissi – CRM 92598 SP

Médica Mastologista, Doutora em Oncologia pela FMUSP

As informações contidas aqui não substituem uma avaliação médica.

 

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!