Maior Desafio da Mulher: Auto-Cuidado


Por: Paula Makdissi
Divulgue esse post:

Mês de Outubro…de Outubro Rosa! Fala-se tanto em auto-cuidado, em saúde da mulher. Imagino que a única coisa que todas as mães e mulheres guerreiras devem pensar é: não tenho tempo de me cuidar.

Com a rotina do dia a dia e o acúmulo de tarefas, profissionais multi-tasks (múltiplas funções), família, amigos…obviamente que a conta do tempo não-fecha! Mas se existe um assunto urgente na vida das mulheres é justamente esse: a necessidade de se falar em ferramentas que nos ajudem a compreender nossos desejos e necessidades e a criar os meios para cuidarmos de nós mesmas.

Mas…o que é auto-cuidado?

O auto-cuidado não se limita a agendar exames, mesmo que estes sejam muito importantes. Conforme indica nossa querida parceira, a Dra Fabiana Makdissi, Mastologista: “A redução de peso e a prática de atividades físicas ajudam a prevenir o câncer de mama” Então a prevenção de câncer e outras doenças graves para as mulheres envolve muito mais.

E o que posso fazer para prevenir?

Alguns bons hábitos fazem toda diferença na vida da mulher:
Cuide das suas emoções, conheça o seu próprio corpo, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividade física, durma bem.

Como arrumar tempo para me cuidar?

Pode parecer uma missão impossível, pois algumas dessas atitudes demandam tempo. Portanto, a primeira atitude é tomar consciência de que esse auto-cuidado é tão urgente quanto quaisquer atividades ou demandas da família. Organize sua agenda semanal, registre os horários na ponta do lápis e reserve pelo menos uma hora do seu dia para você: esporte, um almoço demorado, um café com uma amiga, etc…

Esteja em dia com seus exames!

Procure visitar seu médico 1 vez ao ano para fazer os exames de rotina. Tente agendar sempre na mesma época, para virar rotina e não se esquecer.

Não se esqueça!

Cuidar de si não significa não se importar com os outros. Somos seres sociais, então ser empático, se solidarizar com o próximo, também é um ato de amor importante para o bem estar mútuo, ou seja, cuidar do outro não significa negligenciar a si mesmo.

E por fim…não se esqueça do principal: cuidar de si mesma é um ato de amor com os demais! Lembre-se que seus filhos adoram ver a mamãe feliz e saudável! Seu marido merece ter uma esposa bonita e bem humorada!

Todas as pessoas que te amam de verdade vão te apoiar e inclusive te dar suporte para o que for. Portanto, não hesite em envolver sua rede de apoio para conseguir ter um tempinho a mais para se cuidar.

Fiquem bem!

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!