Criança que dorme bem é mais Feliz!


Por: Paula Makdissi
Divulgue esse post:

Você sabia que boas noites de sono influenciam positivamente a saúde física e mental de seu filho?

Enquanto dorme, a criança repõe as energias e assimila tudo o que aprendeu durante o dia. Durante o descanso também é liberado o hormônio do crescimento. Quando a qualidade do sono é boa, o pequeno acorda mais disposto, tem um bom rendimento escolar e uma boa convivência com os colegas e a família.

Na hora de planejar uma coleção de pijama infantil, procuramos compreender esse momento no dia a dia da criança e da família. Dentro desse conhecimento, elegemos 6 dicas principais para compartilhar com nossos queridos clientes:

1. Rotina

Da mesma maneira que existe a hora de almoçar e de estudar é preciso estipular a hora de dormir. Com a rotina, a criança tem a sensação de segurança e bem-estar, pois já sabe o que vai acontecer em determinado horário. Dessa maneira, ela já se prepara e fica tranquila para ir para a cama.
A recomendação é manter os horários de dormir e de acordar todos os dias, podendo ter variações sutis somente aos fins de semana.

2. Desacelerar no final do dia

Sabemos que a criança tem energia de sobra para gastar e vai se recusar a ir para a cama se perceber que a casa continua agitada. Quando todos evitam barulhos e conversas altas e entram num ritmo mais tranquilo, a tendência é o filho dormir mais rápido e ter uma noite de sono melhor.

3. Dê atenção para seu filho

Quando chegamos em casa depois de uma jornada de trabalho, é importante passar um tempo de qualidade com os filhos. Além disso, levá-los para a cama, ficar um tempo junto com eles e escutar o que eles tem a dizer. Aproveite! Esse é o momento em que a casa está mais calma e que você pode dar uma atenção especial ao seu pequeno, fazendo-o dormir melhor e ainda reforçando um vínculo que ficará marcado, mesmo quando seu filho criar independência.

4. Ordem e conforto

Sabemos que a criança utiliza o quarto para brincar e, assim, não é raro que o ambiente esteja bagunçado. Contudo, antes da hora de dormir arrume o espaço com ela. Isso evita que ela fique interessada em algum brinquedo e perca o sono.
Além disso, certifique-se de que o colchão e o travesseiro são confortáveis e que ela não vai sentir nem frio nem calor.
Escolha, portanto, o pijama e roupas de cama de acordo com a estação. Um bicho ou boneca de pelúcia podem ser uma boa companhia e ajudar seu filho a dormir melhor.

5. Crie um ritual antes de dormir

Além de estipular um horário, os pais podem criar um ritual para a criança dormir. Por exemplo: banho, tomar um leite morno, escovar os dentes e ir para a cama. Fazendo isso todos os dias, ela se habitua a se preparar para dormir e, certamente, terá um sono leve e tranquilo.
Escreva essa rotina, se necessário e cole em algum local de destaque no quarto.

6. Conte histórias

Aproveite o momento em que seu filho vai para a cama para contar histórias. Escolha livros adequados à faixa etária e leia para ele antes de dormir.
Por experiência pessoal, percebi que as crianças adoram ouvir histórias clássicas, que os pais já conhecem ( por exemplo: Os três Porquinhos) ou histórias que viveram na sua infância – adoram saber que um dia fomos crianças também…
Acompanhar a narrativa, nessa situação, vai proporcionar afeto e relaxamento para o pequeno.

Concluindo…
Os pais podem e devem contribuir para que a hora de dormir das crianças seja de qualidade. Além de fazer bem para a saúde delas, é uma oportunidade para passar mais momentos juntos e estreitar os laços afetivos.
No começo, pode parecer trabalhoso. Porém, conforme os filhos vão crescendo, vamos colhendo os frutos desse vínculo afetivo e, provando mais uma vez, os benefícios da convivência familiar.

Paula Makdissi

Instagram: @arquiteturadafamilia

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!