Como conviver melhor com os sintomas da menopausa


Por: admin
Divulgue esse post:

A menopausa é um período fisiológico em que se dá a última menstruação espontânea da mulher e que ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. A principal característica desse evento é a cessação da menstruação, mas em muitas mulheres os sintomas da menopausa se manifestam por menstruações mais escassas, mais ou menos frequentes e até hemorragias.

Outros sintomas são bastante característicos dessa fase, como: ondas de calor (fogachos), alterações da libido, do humor e do sono, perda de massa óssea, aumento do risco cardiovascular e até mesmo depressão.

sintomas da menopausa

A menopausa é mais uma fase da vida da mulher e não tem como ser evitada. Nesse período ocorrem várias transformações no organismo feminino, que podem resultar no aparecimento ou agravamento de doenças. Por esse motivo uma atitude mais positiva e um bom planejamento podem ajudar as mulheres a conviver melhor com os sintomas da menopausa quando ela estiver se aproximando, quer saber como?

Como lidar com os sinais e sintomas da menopausa

  • Comece a praticar atividades físicas para prevenir o ganho de peso proveniente da menopausa. Pratique exercícios de levantamento de pesos para preservar a saúde dos ossos e diminuir os riscos de fraturas. Busque orientação específica para adequar o tipo de carga de acordo com suas condições físicas.
  • Previna problemas, como a incontinência urinária, iniciando um programa de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico.
  • Procure manter bons hábitos de sono, a fim de minimizar prováveis problemas de sono pela baixa de estrogênio no organismo. Tente dormir o suficiente, pois um período mais curto de sono pode agravar sintomas, como por exemplo, confusão mental e baixa libido.
  • Faça exercícios de memória, palavras cruzadas e jogos de raciocínio lógico. Fortaleça sua memória!
  • Veja a possibilidade com seu médico sobre a utilização de um creme tópico de estrogênio para melhorar a secura vaginal. Praticar sexo regularmente também aumenta o desejo sexual e aumenta a lubrificação, pratique!
  • Cuide bem da escovação dos seus dentes. Escove-os pelo menos três vezes ao dia e use fio dental diariamente para ajudar a prevenir inflamações nas gengivas, que podem afetar sua saúde cardiovascular.
  • Realize todos os exames recomendados anualmente, incluindo controle de colesterol, vitamina D, cálcio e glicemia, bem como exames pélvicos e mamografia.
  • Consuma alimentos que aumentem a quantidade de cálcio, vitamina D e magnésio, para obter uma absorção satisfatória de cálcio pelo organismo.
  • Evite o consumo de alimentos industrializados e faça uma dieta rica em frutas, verduras e em gorduras saudáveis como a do abacate, salmão e azeite de oliva. Com isso, mantenha sua pele e cabelos saudáveis!
  • Converse com seu médico sobre os prós e os contras da reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco de desenvolverem câncer de mama, doença cardíaca e trombose.
  • Procure a ajuda de um psicólogo para tratar sintomas de cunho psicológico, tais como: tristeza, alterações abruptas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração,entre outros.

Aos primeiros sintomas da menopausa, procure seu médico pra ter uma orientação mais específica para o seu caso e viva esse período inevitável com melhor qualidade de vida!

(Imagens: Reprodução)

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!