Amamentação…conselhos que só a sua melhor amiga vai te dar


Por: admin
Divulgue esse post:

Olá mamães!

Todas nós sabemos como a amamentação é importante para o bebê nos primeiros meses de vida. As campanhas de amamentação ressaltam todas as vantagens, a beleza, dizem que é tudo lindo e natural. Mas na prática, sabemos que não é tão simples assim.

Não sou médica nem técnica em enfermagem, porém depois de três gestações, cada uma com características específicas e dificuldades, depois de trabalhar com tantas famílias e gestantes na Intima Store, aprendi que as melhores dicas sobre amamentação são das pessoas que te conhecem e se importam de verdade com você.

Vou tentar listar aqui as que considerei mais importantes:

O cantinho de amamentar: escolha um poltrona bem confortável, pois você estará se recuperando do parto e vai ficar muito tempo sentada nela. Deixe uma mesinha de apoio ao lado, com uma garrafa d’água sempre cheia. Aquela almofada de amamentação em forma de “U” ajuda muitooooo!!!
Hidratação ajuda a produção de leite: cada mamada dá muita sede, por isso a dica de deixar a água ao lado quando for amamentar. E a água ajuda a produção de leite. A melhor dica é: a cada mamada, 1 copo de água antes e um depois, aí não tem perigo de errar a quantidade.
Use o sutiã adequado: não caia no conto de que as mamas precisam ficar livres, ou na tentação de não usar nada por estar com dor. A sustentação é muito importante nessa fase. No início estimula a produção do leite e depois ajuda a controlar, se a produção for excessiva. Na Intima Store tem vários modelos. Comece com os modelos de algodão, mais confortáveis mas que ofereçam sustentação e depois que tudo s estabilizar, arrisque um sutiã com bojo, renda, etc
Bomba de tirar leite, grande aliada! A bomba estimula a produção de leite quando necessário e ajuda a aliviar se a produção de leite é grande e o bebê ainda não mama o suficiente para esvaziar. Aprenda as técnicas de armazenar leite – peça para alguém de confiança dar a mamadeira e descanse uma noite pelo menos.
A regra é….não existem regras! Nessa fase você vai ouvir conselhos de todos os lados! Escolha um pediatra que mais tiver empatia, permita-se conhecer o seu bebê e a você mesma! A melhor decisão é a que você vai tomar!
Não tente ser a mulher maravilha! Respeite seus limites: você tem seu tempo, o bebê tem seu tempo. A amamentação exige esforço e persistência, mas o cansaço ás vezes é grande mesmo e você pode e deve aceitar ajuda, apoio ou falar se estiver no seu limite!
Mais vale uma mamadeira com amor, do que um peito com dor! Algumas mamães tentam de tudo, técnicas, enfermeiras, posições etc …e não é possível amamentar. Se isso acontecer com você, não se sinta culpada. Seu pediatra vai te ajudar a encontrar a fórmula adequada, a manter seu bebê forte!
Por fim, algo muito especial, que é o vínculo entre mãe e bebê. Muitas campanhas falam sobre o vínculo que a amamentação proporciona, e isso é verdade, mas não é só assim que se alcança esse vínculo.
Outras ações como o banho, o colinho, o carinho são muito mais importantes, e inclusive ajudam a a própria amamentação a fluir bem. E se estiver dando a mamadeira, através desses momentos o vínculo será o mesmo, pois o amor de mãe é mais forte do que qualquer coisa!
E nunca se esqueça que esse vínculo vale para a vida toda. A mãe que cria vínculo, continua dando colinho e carinho em todas as etapas da vida do filho. Isso pode acontecer, com brincadeiras, momentos a sós, conversas, etc.
Mesmo quando estiver grandão, seu filho vai voltar para o seu aconchego e você vai recebê-lo de braços abertos, porque não existe maior porto seguro do que o colinho de uma mãe.

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!