ALIMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO


Por: Nutricionista Sabina Donadelli
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 Momento de Fortalecer a Autoestima

 

À mesa, não só o que você come é importante, mas também como você come.

O ritmo da vida moderna e o stress nos fizeram perder o prazer de estar à mesa, de curtir uma refeição (ainda que simples), e aproveitar um momento de auto cuidado enquanto nos alimentamos. A cozinha tornou-se “fast”.

Comer, especialmente quando grávida, passou a ser mais uma tarefa na agenda: cheia de regras de “podes e não podes”, horário rígidos e volumes pré-estabelecidos.

CUIDADO!

1 – Lembre-se: seu corpo é sábio! Aprenda dia após dia (no seu tempo e com uma boa dose de amor-próprio e auto cuidado) a escutá-lo. Esqueça tudo que aprendeu sobre alimentação e ouça apenas o seu corpo, sem filtro.

2 – Reserve um tempo para comer, mesmo que isso pareça uma tarefa impossível.

3 – Não coma em pé (ou em frente um balcão). Você não está sozinha, trate-se com capricho e reverência! A companhia especial aí na barriguinha ficará feliz da vida!

4 – Desligue a TV, celular, computador enquanto come!  Você pode olhar isso mais tarde. Dizem que não há urgência que não possa esperar 15 minutos. Aproveite este tempinho e faça contato também com o bebê: o que acontece lá dentro enquanto você come?

5 – De hoje em diante repita um mantra: “Eu sou capaz, eu sei o que é bom para mim, eu sou importante”. Porque meio mundo vai tentar lhe dizer o que é melhor para você neste momento (especialmente para as mamães de primeira viagem), mas a última palavra pode ser sempre sua, se você assim o desejar.

 

 

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