Curiosidades sobre a história da lingerie


Por: Redação
Divulgue esse post:

O primeiro registro de roupas íntimas vem da Grécia Antiga. Naquela época, as mulheres usavam uma faixa de tecido em torno do tórax para sustentar os seios e peças parecidas com fraldas de algodão na parte inferior do corpo. Os sutiãs e calcinhas conhecidos atualmente surgiram apenas no início do século XX. Até então, ainda se utilizava espartilhos e crinolinas. 

Na década de 1950, a sensualidade passou a ser associada à moda íntima com as pin ups, modelos e atrizes que posavam de lingerie. Os tops também apareceram nesse período e se tornaram tendência em 1980, quando era comum vê-los aparecendo sob camisas abertas.  Nos anos 1990, popularizaram-se os sutiã push-up, que aumentam e levantam os seios. 

História da calcinha 

Em 1800, foram criadas as pantaloons, peças feitas em tons pastéis e semelhantes a calções masculinos, chegando até a altura dos joelhos. Cem anos depois, surgiram os modelos nos formatos atuais. Com o tempo, o mercado foi se renovando e nasceram marcas especializadas em roupas íntimas. Confira, agora, 4 itens que se destacaram ao longo da história da lingerie.

Curiosidades sobre a história da lingerie

Foto Reprodução

4 peças que se destacaram na história da lingerie 

1 – Espartilhos  

Os espartilhos foram muito usados pela nobreza do século XVIII. A roupa moldava o corpo das mulheres, projetando os seios para cima e diminuindo a circunferência da cintura. O espartilho comprimia os órgãos internos, chegando, em alguns casos, a causar hemorragias e mortes.

2 – Crinolina 

A crinolina era uma armação feita de linho e crina de cavalo utilizada por baixo do vestido para manter o formato da saia. O item surgiu no século XIX e se popularizou principalmente na Inglaterra Vitoriana.

 Combinação

No período depois da Primeira Guerra Mundial, o padrão de beleza vigente fazia com que as mulheres procurassem ter uma silhueta reta e esguia. Por isso, foi fabricada a combinação, peça semelhante a uma camisola usada sob a roupa. 

4 – Meia calça 

meia- calça, feita com nylon, teve origem no século XX e ganhou força nos anos 1960 e 70, possibilitando o surgimento de saias e vestidos mais curtos.

Como vimos, a roupa íntima sofreu diversas modificações ao longo do tempo, mas atualmente é sinônimo de conforto e sensualidade. O que você acha desses fatos sobre a história da lingerie?Deixe sua opinião nos comentários. 

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!