Coisas que toda mulher deve saber sobre sutiãs


Por: Rebecca Bittencourt
Divulgue esse post:

O sutiã é uma peça de roupa que acompanha a mulher praticamente a sua vida inteira, começando a ser usado lá no início da puberdade feminina. E, mesmo usando essa peça a maioria de suas vidas, ainda há alguns fatos desconhecidos, mas que toda mulher deve ficar sabendo para não ter mais dúvidas na hora de usar o sutiã!

Sutiã dá câncer?

Não! Há uns anos atrás, foi divulgado um estudo que afirmava que mulheres que usam sutiã com frequência têm maior risco de contrair câncer de mama do que as mulheres que usam pouco. Porém, novas pesquisas foram feitas e absolutamente não há evidências científicas que comprovem qualquer relação entre o uso de sutiã e o aparecimento da doença.

dormir de sutiã faz mal

Dormir de sutiã faz mal?

Não. Além disso, existem sutiãs bem confortáveis e não machucam, como por exemplo, os sem costura, que são feitos a laser. Esses são os mais indicados.

Usar sutiã por muito tempo ajuda a levantar os seios?

O uso contínuo do sutiã não impede a queda dos seios, mas ajuda a dar sustentação para a musculatura local e para a pele, evitando o surgimento de estrias e dores nas costas.

Existe um tamanho fixo?

Assim como acontece nas peças de roupa, a roupa íntima também varia de tamanho, tanto de uma marca para outra quanto até dentro da mesma marca, mas em diferentes coleções. O tamanho do bojo pode mudar, assim como as alças e o tamanho nas costas. Por isso, toda mulher deve verificar as medidas dos sutiãs antes de realizar a compra, para não correr o risco de levar uma peça errada.

tamanho ideal sutiã

O sutiã deve ser lavado com qual frequência?

O ideal é lavar o máximo possível ou então ter uma boa variedade de peças em sua gaveta. O tecido dos sutiãs absorve a sujeira, suor e oleosidade da pele, ficando frouxo com o tempo.

Ele pode ser lavado na máquina?

O ideal para esse tipo de peça é ser lavado à mão. A lavagem à máquina pode causar diversos danos ao sutiã: a água quente pode comprometer a elasticidade, o bojo pode ficar amassado e torto, as alças podem ficar esticadas demais e as peças delicadas podem até rasgar, principalmente as de renda. Em último caso, lave na máquina, colocando a peça em saquinhos específicos para a lavagem de peças delicadas, use água fria e detergente suave, como o de coco.

como lavar sutiã

(Imagens: Reprodução)

Leia Também

Deixe o seu comentário

1 Comentário

  1. Manoel Leite Cavalcanti disse:

    No texto dá a entender que o tecido do soutiã ao absorver poeira e óleo fica frouxo. Não é bem assim; o uso prolongado do soutiã mantém as fibras esticadas e por isso perdem a elasticidade. É recomendável não usar a mesma peça por mais de dois dias seguidos. O soutien como qualquer outra peça, só deve ser lavado quanto estiver sujo (a) e não quanto mais melhor. Um soutien de marca custa caro; logo, deve-se ser parcimonioso com as lavagens e muito cuidado com os produtos. Outra dica: não ponha ao sol para enxugar se quiser vida longa para o seu soutien.

Deixe o seu comentário!