Talvez você pode não tenha interesse em um post com este tema, mas vou te fazer uma proposta: que tal checar se seus conceitos sobre o assunto estão certos?
Desafio iniciado! Vamos ver se sabe mesmo a verdade sobre o assunto? Se acertar a resposta destas 5 perguntas, você estará de parabéns e vou pedir que compartilhe seu conhecimento!
Claro que não! Mais de 80% das mulheres que têm câncer de mama nunca teve ou terá um parente com câncer. Portanto, não espere ter um parente com câncer para perceber que o assunto é importante e pode acontecer com você.
NÃO! O auto-exame, ou como preferimos chamar hoje em dia de “autoconhecimento” é um estímulo para que a mulher se conheça. Ao olhar e conhecer seu próprio corpo a mulher se torna capaz de buscar ajuda médica se identificar algo de anormal. Buscando ajuda médica a avaliação será personalizada.
Sim. E a cura é totalmente dependente do momento do diagnóstico, ou seja, quanto mais cedo e precocemente for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura.
Não. Existem várias diferenças e estas diferenças podem interferir no tipo de tratamento e na seqüência de tratamento a ser realizado. Ou seja, cada mulher que você conhecer que teve o diagnostico de câncer de mama pode vir a ter um tratamento diferente.
Sim, verdade. O melhor exame, capaz de identificar câncer ainda em tamanhos muito pequenos e iniciais é a mamografia.
E aí? Acertou tudo? Se acertou, parabéns! Você está apta a compartilhar estas informações e ajudar outras mulheres!
Se errou, não fique triste, acaba de ler 5 informações que podem salvar sua vida!
Cuide-se, conheça-se, faça seus exames de rotina seja parceiro ativo de sua saúde.
Dra Fabiana Baroni Makdissi – CRM 92598 SP
Médica Mastologista, Doutora em Oncologia pela FMUSP
As informações contidas aqui não substituem uma avaliação médica.