Bebê na UTI – Só quem viveu sabe


Por: Paula Makdissi
Divulgue esse post:

Só a mãe de prematuro sabe o que é essa realidade
É uma mistura de sentimentos, a cada dia uma  batalha,  cada dia pequenas vitórias

A organização mundial da Saúde (OMS) define que prematuro
é todo bebe nascido antes das 37 semanas.
e a alta prevalência desses nascimentos é motivo preocupação, tendo as grandes complicações que podemos ter a curto e a longo prazo.

E alguns fatores como: Má nutrição, idade materna inferior a 16 ou superior a 40 anos, doenças crónicas , tabagismo, gravidezes muito seguidas, ausência do pré-natal podem aumentar o risco de parto prematuro.

A rotina de uma mãe de UTI é muito intensa em um pós parto, com uma descarga intensa de hormônios, visitas ao banco de leite a cada três horas, visitas ao bebê,  à espera do relatório diário é um momento que marca a vida, mas incluso a isso é de grande importância a presença da mãe e do pai, nessas intensidade o contato com os bebês tendem a ser mais frequente. Eles compreendem a voz e se sentem acolhidos. É mais do que importante a presença dos pais para dar mais ânimo para viver e ganhar peso.

Existe uma técnica super importante para o bebe, que é a Canguru conhecido também como pele a pele. Posição do bebe deitado no colo e colocando panos em volta, funciona como uma incubadora. Esse toque de pele, recebendo esse amor e conforto, faz com que o bebe se sinta mais amado.

O leite materno é importante e as mamães enfrentam uma batalha para produzir e tirar leite para seus bebês, sem poder viver um início de amamentação natural, mas o leite materno da mãe além de comida também funciona maravilhosamente como remédio, o leite prematuro é ainda mais especial do que o leite materno que as crianças nascem no seu tempo.  É importante conversar com o seu médico para que seja dado o leite materno, ele não é só alimento é uma gota de ouro.

Sabemos o quão é difícil ter um bebe prematuro pois  a mãe sonha em ter um bebe forte, gordinho, mas precisamos entender que sentimentos como raiva, tristeza, luto de um sonho de bebe saudável, mas os pais precisam se agarrar a esperança e fé, orações, busque forças, converse com o bebê quando estiver perto e converse com você mesma, essa tempestade vai passar é difícil mas vai passar.

Sim, seu bebe nasceu prematuro, mas não será a vida inteira prematuro, ele vai recuperar o peso e será tão saudável quanto as outras crianças, porque um dos melhores alimentos para o nosso bebe é o nosso amor, então muito pensamento positivo e presença.

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!