Curta suas férias: cuidados com a saúde no verão
Por: admin
Divulgue esse post:
No verão, com as altas temperaturas e maior adesão às atividades praticadas ao ar livre, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Nesse período recomenda-se adotar medidas simples, mas que fazem toda a diferença na manutenção da sua saúde no verão, prevenindo a desidratação, o envelhecimento precoce, micoses, queimaduras e até mesmo o tão temido câncer de pele.
Confira a seguir dicas para você aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a sua saúde em risco:
Cuidados diários
- As altas temperaturas exigem maior hidratação fora e dentro do organismo. Por isso é importante aumentar a ingestão de líquidos, como água, suco de frutas e água de coco, bem como aplicar um bom hidratante para ajudar a manter a quantidade ideal de água na pele (em torno de 10% a 30%).
- Abuse das frutas e verduras de cor laranja e vermelha, tais como: abóbora, mamão, beterraba e maçã, pois possuem carotenóides, substância que se deposita na pele e retém os raios ultravioletas.
- Aproveite o verão para ter uma alimentação mais equilibrada. Alimentos cruscozidos e carnes grelhadas devem fazer parte do seu cardápio. Além disso, não se esqueça de consumir frutas e verduras com alto teor de água e com baixo teor de carboidratos e muitas, muitas fibras. Aposte nesses alimentos e previna doenças e sinais de envelhecimento da pele!
- Na hora do banho, use sabonetes compatíveis com o seu tipo de pele e mantenha a temperatura da água fria ou morna, a fim de evitar o ressecamento da sua pele.
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.
- Aumente a quantidade de filtro solar, sua pele agradece!
Roupas e acessórios
- Além de usar filtro solar, recomenda-se o uso de chapéus, bonés e roupas em tecido de algodão (de preferência claras) para a prática de atividades ao ar livre, pois essas peças retêm cerca de 90% da radiação UV.
- Preste muita atenção às barracas de praia. Elas devem ser feitas de lona ou algodão, materiais que absorvem cerca de 50% dos raios ultravioletas.
- Use óculos de sol e proteja seus olhos de lesões na córnea e catarata.
Outras dicas
- Utilize fluidos siliconados nas pontas dos cabelos, com o intuito de impedir que eles se danifiquem com o calor, maresia e vento.
- Se você possui cicatrizes recentes, elas podem escurecer se não forem protegidas. Use o protetor solar na cicatriz ou proteja com esparadrapos e adesivos.
- Saiba que a partir dos seis meses de idade é necessário utilizar o filtro solar adequado para a pele sensível das crianças. Peça orientação do pediatra ou até mesmo de um dermatologista, para saber ao certo que protetor utilizar de acordo com a pele do seu bebê.
É muito importante transmitir para as crianças e jovens o hábito de usar o filtro solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada no decorrer da vida ocorre entre 0 e 20 anos.
- Embora a pele negra tenha uma proteção natural pela quantidade maior de melanina, não se deve esquecer a fotoproteção, pois os negros também estão sujeitos a queimaduras, ao envelhecimento da pele, câncer de pele e outros problemas. Desse modo, precisam também usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados na exposição ao sol.
Aproveite o verão com o máximo de proteção!
(Imagens: Reprodução)