Olá minhas queridas leitoras, hoje resolvi trazer um tema muito feminino, alvo de muitas dúvidas para várias mulheres: o sutiã.
O objetivo deste post é auxiliar na hora de escolher a melhor peça para o uso diário, assim como chamar a atenção para alguns cuidados que, se não forem seguidos, podem interferir na saúde das mamas.
Portanto preste atenção:
Sutiã NÃO causa câncer de mama! A escolha com bojo, sem bojo, com costura aparente, sem costura aparente, apertado, largo… Nada disso influencia no risco para câncer.
O uso do sutiã tem que ser adequado ao tamanho e forma das mamas.
As mulheres que possuem mamas volumosas, por exemplo, precisam escolher peças que envolvam toda a mama e que as mantenha com boa sustentação. Mamas muito pesadas podem apresentar inchaços e dores na parte de baixo ao final do dia se não forem bem sustentadas. As alças precisam ser mais largas para que o peso das mamas não puxe excessivamente as mamas para baixo e os ombros não sejam machucados.
Já as mulheres com mamas pequenas precisam escolher peças que se ajustem às mamas, pois um sutiã largo pode permitir que os mamilos raspem no tecido e isso pode machucar.
Troque frequentemente o sutiã. Principalmente no calor, o suor acumulado na peça pode causar alergias, coceiras e feridas se não forem adequadamente evitadas e tratadas.
Os tecidos são variados, mas pessoas com alergias devem procurar usar peças de algodão. Pode haver alergia em aréolas e mamilos causada pelo tecido sintético. Para quem não quer trocar a peça sintética pelo algodão, uma dica útil é recortar um círculo de tecido 100% algodão e colocar entre a aréola e a peça para evitar o contato direto. Mas cuidado! Só o médico é capaz de dizer se o que você tem é uma alergia. Existe câncer de mamilo, portanto se você acha que está com alergia, procure seu médico primeiro.
Sutiã “pegando” em algum local pode causar dor crônica. Tenha certeza que o sutiã não está machucando nada em sua mama. Uma dor localizada pode ser uma costura ou um “ferrinho” que está fora do lugar e que vai cessar se trocar a peça. Mas se o sutiã estiver adequado e a dor for contínua e sempre no mesmo local, isso pode ser um sinal de alerta, e você deve procurar seu médico (clique aqui para saber mais).
Cuide-se, conheça-se, faça seus exames de rotina e seja parceira ativa de sua saúde!