Saiba e entenda o que o seu cliente quer


Por: Tatiana Michels
Divulgue esse post:

Quando se trabalha com vendas é importante entender exatamente o que o seu cliente quer. No momento em que você aborda um consumidor dentro da loja é hora de ouvir e entender, pois a sua atenção poderá definir se a venda será ou não concretizada.

Veja dicas importantes para entender (de fato) o que o seu cliente quer:

O que o seu cliente quer?

O que o seu cliente quer é o que ele lhe pede com palavras e atitudes. De forma literal, é o que o consumidor solicita a você ao entrar na loja.

dicas vendas varejo

O objetivo de uma loja é conseguir “realizar” o desejo dos seus clientes, pois conseguir isso é garantir uma taxa de venda maior. Então, o segredo é saber escutar e dialogar com o seu cliente em potencial. Ouça o que ele quer, escute atentamente as suas explicações e procure o produto que atenda às suas especificações.

O que acontece é que, mesmo com a clareza do seu cliente, você pode se deparar com três situações:

1) O seu cliente sabe o que quer e tem as suas preferências bem estabelecidas:

Neste tipo de situação, o ato de ouvir o que o seu cliente diz é de suma importância, pois ele sabe exatamente o que quer. Escute, pois se você não prestar atenção em um detalhe e escolher uma peça para apresentar ao seu cliente com alguma característica que ele já havia mencionado não gostar, poderá desagradá-lo e passará a impressão de falta de atenção da sua parte.

2) O seu cliente sabe o que quer, mas não tem as suas preferências estabelecidas:

Novamente nota-se a importância do ato de ouvir. Quando o seu cliente sabe o que quer, mas não tem as suas preferências estabelecidas, será sua responsabilidade prestar atenção no que o seu cliente fala e captar informações que poderão ajudar na escolha dos produtos que você irá apresentar.

3) O seu cliente sabe mais ou menos o que quer e não tem as suas preferências estabelecidas:

É comum o consumidor entrar em uma loja sem saber exatamente o que procura. Neste momento é importante ter calma, paciência e mais uma vez prestar atenção no que ele irá lhe falar.

Para este tipo de situação é de suma importância conhecer bem os produtos que estão presentes em sua loja, pois rapidamente você conseguirá definir se haverá ou não a possibilidade de encontrar o que o seu cliente procura. É importante mostrar boa vontade e simpatia, pois são detalhes que também estão diretamente ligados na possibilidade ou não de conversão de venda.

dicas para lojistas

Escute o seu cliente. Dialogue. Coloque em prática essa mentalidade em sua loja e veja como fará diferença nas suas vendas e satisfação dos seus clientes!

Conheça os produtos Intima Store e potencialize ainda mais suas vendas!

(Imagens: Reprodução)

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!