Pediatria Neonatal – O que você precisa saber


Por: Blog da Lingerie
Divulgue esse post:

 

Autor
Meire Nagaiassu
CRM 69453
Pediatra e Neonatologista

A explosão de alegria ao saber que a gestação finalmente deu certo e você esta grávida, vai ser mãe, não são expressadas em palavras e sim através de sentimentos. Vai ser visível em cada gesto e cada expressão do seu rosto. Começam a surgir as grandes dúvidas  de quando contar para a família, para os amigos e principalmente o que se deve fazer primeiro, além de manter a calma e ser racional.

Sempre que recebo no consultório um casal para conhecer aquele Pediatra que irá acompanhar o seu bem mais precioso, tenho observado que é sempre através de uma indicação. O primeiro vínculo médico-paciente se estabelece ou não neste momento. Quando esta  empatia e a confiança se iniciam, os  pais e o Pediatra podem ter uma linda história para contar.

Atualmente, a Sociedade de Pediatria nos tem orientado, com o seguimento da gestantes no terceiro trimestre do pré-natal visando antecipar os riscos futuros. Temos tentado divulgar cada vez mais a importância destas consultas. Estas devem ser realizadas como a primeira consulta do bebê,  de uma forma tranquila e clara respondendo as dúvidas do casa e também conhecer o histórico médico dos pais e da família. Principalmente saber as medicações e os suplementos ( vitaminas, ferro, ácido fólico, omega 3 e 6) que a gestante fez ou esta em uso, se a vacinação do casal está em ordem assim como os exames laboratoriais e de imagem que tenha realizado. Como por exemplo, o tipo sanguíneo da mãe está relacionado a uma icterícia que o recém-nascido possa apresentar logo nos primeiros dias de vida, podendo ficar em Fototerapia  e levando a uma consulta mais precoce ao Pediatra logo após a alta.

Estas consultas visam esclarecer as principais dúvidas em relação aos procedimentos normais realizados logo após o nascimento, como a vitamina K para evitar a doença hemorrágica e o uso de colírio para prevenção de conjuntivite infecciosa. O aleitamento materno deve ser iniciado neste momento, orientando sobre os cuidados e o preparo das mamas, no sentido de tentarmos evitar futuras fissuras mamárias e mastites. Outra dúvida frequente é orientar sobre os Testes de triagem neonatal, entre    eles o Teste do Pezinho, que realiza diagnósticos precoces como Hipotiroidismo e Fibrose cística, patologias que se diagnosticadas e tratadas precocemente levam a um bom prognóstico. Também são realizados de uma forma rotineira nas Maternidades os chamados Teste da orelhinha, Teste do olhinho, Teste da linguinha, Teste do Coraçãozinho.

Orientamos também sobre a importância das consultas de puericultura já que muitas dúvidas irão surgir a cada momento e que mesmo o mais experiente dos Pediatra estará aprendendo a cada dia com os nosso bebês.

De um modo geral, poderiam ser horas de orientações, mas nesta consulta devemos tranquilizar a futura mamãe e tornar estas últimas semanas mais calmas passando o conhecimento e a segurança necessárias até a próxima consulta.

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!