Dica de vendas: cuidado com o que seu cliente vê em sua loja


Por: Tatiana Michels
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Quando um cliente adentra ao seu estabelecimento comercial é porque algum produto chamou a sua atenção, ou mesmo porque ele sente a necessidade de adquirir algo específico. Com o cliente dentro de sua loja, tudo está ao alcance de seus olhos, ou seja, os produtos que você comercializa e também todo o relacionamento entre os funcionários – e é neste segundo ponto que é preciso uma atenção extra.

cliente loja

Discussões entre funcionários ou mesmo broncas fora de hora não são bem vistas, pois um ambiente hostil não é agradável nem para o seu cliente e muito menos para os seus colaboradores.

Há momentos para cada coisa e um lojista precisa ter isso em mente desde a inauguração de sua loja. Em horário de expediente, o foco sempre deve ser bom atendimento ao cliente e o seu conforto. Levando isso em conta, evite broncas direcionadas aos seus funcionários quando há clientes em sua loja. Leve em conta a máxima de: elogios em público e críticas em particular.

dicas de vendas

É desconfortável presenciar problemas de relacionamento entre os funcionários. Pare e pense na situação, pois com certeza você já presenciou alguma situação constrangedora em alguma loja e definitivamente não é algo agradável. Quando há alguma discussão, ou mesmo bronca na presença de um cliente, acaba que ele deixa de ser o foco do atendimento e passa a ser o espectador de algo desnecessário – e com isso, a chance de se perder uma venda é enorme.

É preciso entender que o profissionalismo deve estar presente em todas as situações e ter calma para administrar o seu negócio e os seus funcionários é vital. Nunca, em hipótese alguma, perca a cabeça com alguma situação na presença de clientes, pois isto passa uma péssima impressão, além de mostrar descontrole emocional.

Para evitar este tipo de situação, estabeleça uma rotina, assim se algo ao decorrer do dia lhe desagradou, ao final do expediente converse com o funcionário em questão e exponha o seu ponto de vista, mas nunca, em hipótese alguma faça isso com clientes na loja.

O bom atendimento está na atenção e nos pequenos detalhes e o bom relacionamento entre a equipe de sua loja faz toda a diferença – e você lojista está incluído nisso.

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(Imagens: Reprodução)

 

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