Queridas leituras do Blog do Lingerie, sejam bem-vindas a mais um Outubro Rosa!
Todo mês de Outubro vocês veem o Rosa por todo lado, e nada mais importante que entender o motivo de tudo isso não é?
Sendo assim preparei algumas respostas a perguntas bem frequentes neste mês que podem te ajudar a entender melhor todo esse movimento “Rosa” e de quebra, aprender a cuidar mais de você.
NÃO! E pra você entender bem o motivo. O autoexame, ou como eu gosto de chamar (o autoconhecimento) é importante pra você saber como são as suas mamas! O que é normal ou anormal nelas, para poder ir até o médico caso tenha alguma coisa incomodando ou alguma coisa nova. Já a mamografia (aquela de rotina que a gente tanto insiste que você faça a partir dos 40 anos uma vez por ano) é pra ser feita COM ou SEM sintomas. E é exatamente por isso que digo que são completares!
E lembre-se: Apesar de ser somente um filme em branco e preto, a mamografia pode salvar e devolver o COLORIDO à vida.
Se não tem sintomas – uma vez ao ano a partir dos 40 anos (ou se você faz pelo SUS, no mínimo dentro do que o governo recomenda que é uma vez a cada 2 anos a partir dos 50 anos). No entanto, o benefício já pode começar a partir dos 40.
Se tem sintomas – assim que o médico pedir o exame, mesmo que o anterior tenha sido próximo (porque se não estava sentindo e de repente começou a sentir, pode ser que tenha mudado algo)
Infelizmente para muitas mulheres realmente o exame pode ser desconfortável, mas não é assim pra todas!
O que sempre sugiro então é;
Se nunca fez o exame: saiba que sensibilidade é pessoal, e tem muitas mulheres que acham o exame chato, mas não sentem dor
Se já fez e doeu: tente se programar para fazer o próximo! Faça depois da menstruação, nunca faça quando está com as mamas inchadas prestes a menstruar, e tome um remedinho daqueles que você usa quando tem uma dorzinha de cabeça (vai ajudar a reduzir o desconforto)
O importante é saber que para ver direito não tem jeito: tem que apertar.
Lembre-se – as mulheres nascem com um instinto de cuidar o tempo todo de tudo e de todos, mas você também precisa lembrar de cuidar de você.
O autocuidado é um ato de amor próprio.
Fonte: Dra Fabiana Makdissi
Visite o nosso site e conheça a coleção rosa da Intima Store. APROVEITE!