10 Dicas para um e-commerce de sucesso


Por: Jean Makdissi Jr
30 de março de 2015
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Estamos em anos de vacas magras da economia brasileira, mas o mercado digital dá um show de vigor e apresenta nos últimos anos taxas de crescimento acima de 20%. Sem dúvida que um mercado com tanto potencial de crescimento não pode ser ignorado e não é a toa que tantos empreendedores e empresários estejam pensando em lançar-se no e-commerce. Para ter sucesso é preciso planejamento e atenção a fatores chave de sucesso. Abaixo eu elenco 10 dicas que julgo vitais para o sucesso de um e-commerce.

1) Valorize sua experiência

Faz muito mais sentido trabalhar com o que já entendemos e temos experiência. Valorize sua história de vida e da sua empresa, isso certamente será sentido por seus clientes, fornecedores e colaboradores, além disso, será muito mais fácil lidar com o que você conhece. Tentar ser o que não somos e nem nunca fomos certamente reduz nossas chances de sucesso.

2) Escolha seu Público-Alvo

É impossível agradar a todos, especialmente quando se é pequeno. Escolha e tenha claro quem é seu público-alvo. Defina o sexo, faixa etária, classe econômica, localização geográfica e até o estilo de vida. Mercados de nicho e menos explorados são interessantes para E-commerces iniciantes e ajudam a fugir da grande concorrência. Dessa forma será mais fácil direcionar seus investimentos de marketing e com isso ser mais assertivo e evitar desperdícios.

3) Coloque no papel sua Missão, Visão e Valores

Isso se chama posicionamento estratégico e ele será fundamental para auxiliar suas decisões e torná-las mais coerentes. Evitará que você tente abraçar o mundo com as mãos e guiará seus esforços em busca do que é mais importante para atingir seus objetivos.

4) Defina seu Investimento Inicial e Capital de Giro

O principal motivo da alta mortalidade dos e-commerces brasileiros é a falta de planejamento nesse quesito. Não basta ter uma ótima ideia e um plano de marketing incrível, se não tiver estrutura financeira para o investimento inicial e também para a sustentação da operação, as chances de sucesso se reduzem demais. O ideal é que além do investimento inicial, haja capital para sustentar o negócio por no mínimo 6 meses, sendo que 2 anos é o ideal. Faça um planejamento prévio da operação, estimando todos os custos envolvidos, e a necessidade de dinheiro para a sustentação do negócio em 3 cenários, sendo um excelente, um razoável e um péssimo.

estratégia marketing

5) Seja criativo em sua Estratégia de Marketing

Costumo dizer que um e-commerce é uma loja num ponto ruim, numa rua onde não passa gente, portanto uma estratégia de marketing eficiente é essencial. Os custos de propaganda estão cada vez mais altos e proibitivos, se não houver estratégia, as despesas de marketing poderão sangrar o negócio a um ponto sem retorno. Defina um orçamento e seja criativo, buscando mídias online e offline. AdWords não é a única alternativa de marketing, pense nas Redes Sociais, produza conteúdo e tenha um Blog, capriche na descrição dos produtos, nas fotos e vídeos, use o email marketing e acima de tudo explore sua rede de relacionamentos.

6) Foque na Fidelização do seu Cliente

Estruture seu negócio para encantar o seu cliente, procure superar as expectativas. Pense e cuide de cada detalhe da sua operação, a interface do seu site, a experiência do usuário, o fechamento do pedido e o gateway de pagamentos, na agilidade da expedição, no cuidado com a embalagem e com a agilidade da entrega. O atendimento deve ser cuidadoso e focado na satisfação do cliente. Cumpra a legislação e o que promete. Esse é um bom caminho para fidelizar o seu cliente e contar com sua recompra. Hoje com os altos custos de aquisição de mídia, fidelizar o seu cliente é estratégico.

7) Selecione o Produto Certo para Vender

De nada adianta ter o melhor atendimento, a estratégia de marketing mais criativa, o mais adequado posicionamento estratégico e não ter o produto certo para vender. Estude e conheça bem o mercado que vai atuar, para que tenha certeza que está entregando um custo benefício excelente para o seu cliente. Frequente feiras do setor, prospecte constantemente novos fornecedores e aperfeiçoamentos no produto e pesquise a concorrência. Lembre-se que a administração eficiente do estoque é fundamental para o controle financeiro, pois o custo do estoque é sempre alto. Se tiver pouco capital de giro evite negócios que exijam grande variedade de modelos.

8) Escolha com calma seus Parceiros Estratégicos

A escolha da plataforma, do gateway de pagamentos, do parceiro logístico e em alguns casos do sistema de gestão (ERP) é fundamental, pois eles serão os seus parceiros mais próximos em sua operação. Lembre-se que um e-commerce para ser excelente precisa ser altamente funcional. Ao mesmo tempo a escolha deve ser muito cuidadosa, pois parceiros muito caros podem inviabilizar sua operação, especialmente no inicio. Evite custos fixos altos e opte por custos variáveis.

equipe treinada vendas

9) Forme uma Equipe Preparada e Comprometida

Para tudo dar certo, é preciso uma equipe preparada, comprometida e engajada com o bom atendimento ao cliente. Isso só se dá com a escolha de colaboradores dinâmicos e auto-motivados. Demore para escolher e demita rápido quando perceber que não é o colaborador ideal. Invista no treinamento e peça ajuda para seus fornecedores nessa questão. Crie planos de carreira e pense em remuneração variável de acordo com os resultados dos negócios, é importante que eles tenham expectativa de crescimento profissional.

10) Profissionalize-se

O comércio eletrônico e o mercado digital estão em efervescência, ou seja, as novidades e oportunidades surgem diariamente, mas há muito tempo deixou de ser lugar para amadores. É preciso estar constantemente atualizado e para isso nada melhor que estudar, fazer cursos, assinar revistas e newsletters, visitar constantemente sites especializados, frequentar eventos e criar networking. Informação é fator chave de sucesso no e-commerce.

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(Imagens: Reprodução)

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