No dia 15 de Setembro é comemorado o Dia do Cliente, uma data muito democrática, pois você já parou para pensar que todas as pessoas são clientes de alguém? Este detalhe torna a data ampla e ainda mais especial.
Para aproveitar a temática, hoje falaremos da importância da empresa evoluir com o cliente, pois esta é a melhor forma de converter vendas e aumentar o faturamento.
O tempo passa e as coisas mudam. Não há como negar. Então, para que uma empresa tenha sucesso nas vendas, ela precisa se manter atualizada com o que o cliente deseja e com o que ele espera.
Se antigamente o cliente esperava que as empresas ditassem o que devia ser consumido, hoje em dia – com o advento da internet e outros meios de comunicação – o cliente passa a decidir por si só o que quer consumir e espera encontrar isso nas lojas.
Avalie o seu estoque e veja se ele está de acordo com o que está em alta e na moda. Pesquise, procure saber o que o seu cliente quer e tente oferecer o que é esperado. Manter a sua loja desatualizada é um risco.
Empurrar um produto ao seu cliente pode não ser mais a melhor opção. Atualmente o consumidor é muito mais exigente e muito mais informado – neste caso entra o papel da internet novamente.
Ele saberá se o produto que você está oferecendo é realmente bom, ou, em último caso, poderá pesquisar sobre ele no próprio celular. Por isso, nunca minta para o seu cliente, pois não só será uma venda perdida, como um cliente perdido.
O cliente de hoje em dia tem acesso às informações com rapidez e praticidade. Por isso, instrua os seus atendentes para que deem um bom atendimento e as informações corretas sobre cada produto. Atendimento de qualidade faz a diferença e é muito valorizado.
Infelizmente é normal presenciar situações onde o vendedor não tem paciência com o cliente. O motivo? O cliente está bem informado sobre o produto e, por isso, o vendedor simplesmente perde a paciência e a boa vontade de atender.
O cliente dos dias de hoje são informados (como já mencionamos). Por isso, é importante preparar os seus funcionários para essa nova realidade e instruir que o atendimento deve ser feito com qualidade e com respeito.
É normal nos dias de hoje perder cliente por falta de respeito no estabelecimento comercial. Quando isso acontece, tenha certeza que o ocorrido não só afetará o cliente em questão, mas sim um grande grupo de pessoas.
Imagine o seguinte: acontece uma situação de desrespeito dentro da sua loja, o seu cliente chega em sua casa e posta sobre o assunto em suas redes sociais. O estrago está feito e será muito mais difícil de resolver o ocorrido.
Tenha em mente que é preciso resolver tudo com respeito e instrua os seus funcionários para que eles tenham isso no topo de suas metas.
O cliente é o responsável pela existência e sobrevivência de sua empresa. Então nunca se esqueça de sua importância e lembre-se, principalmente, de que a sua empresa sempre precisa se atualizar para a realidade atual e para o perfil atualizado de quem consome os seus produtos!
Conheça os produtos Intima Store e potencialize ainda mais suas vendas!
(Imagens: Reprodução)