Como evitar o calote
Por: admin
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Não tem jeito: quem trabalha com vendas vai, em algum momento, se deparar com um cliente que demora ou deixou de pagar e será preciso cobrá-lo para evitar o calote. É preciso saber cobrar da maneira correta para não ofender o cliente, mas, ao mesmo tempo, garantir que você irá receber o pagamento pelo produto que foi vendido.
Confira algumas de nossas dicas simples e evite o calote:
- Não tenha vergonha de cobrar e lembre-se de que não é errado cobrar quem está devendo; é seu direito receber por um produto que vendeu.
- Ao cobrar seu cliente, mantenha uma postura formal e firme, para ele entender que o assunto é sério.
- Se estiver um pouco desconfortável em falar sobre esse assunto, experimente cobrar por escrito (pode ser por e-mail, mensagem ou whatsapp).
- Se o cliente estiver demorando muito para pagar, dê a entender que o não pagamento da dívida poderá trazer consequências mais sérias e desagradáveis para ele.
- Deixe as coisas mais simples! Elabore um texto em um pequeno papel com informações detalhadas sobre as formas de pagamento, datas e valores. Inclua também uma observação no rodapé falando sobre a cobrança de juros por atraso no pagamento. Entregue para todas as suas clientes juntamente com os produtos quando elas fizerem uma compra.
- Uma boa maneira de diminuir o risco de levar um calote é oferecer a opção de pagamento através de cartão de crédito em sua loja.
- Falando nisso, se a venda for parcelada ou a prazo, sempre cobre um valor como entrada do pagamento antes de entregar o produto.
- Se, mesmo após todas as tentativas, mensagens e cobranças o cliente não estiver pagando, seja mais firme e considere oferecer alternativas, como por exemplo o parcelamento do restante da dívida.
- Caso o mesmo cliente, depois de ter pago a dívida, quiser comprar de novo, considere aceitar a venda somente com pagamentos à vista, para evitar novos problemas.
Seguindo essas dicas, você reduzirá significativamente a inadimplência em sua loja – o famoso calote!
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(Imagens: Reprodução)