Muitas lojas acreditam que as marcas com as quais trabalham se resumem aos produtos adquiridos com fornecedores, organizados no estoque e expostos nas vitrines. Fazem pesquisas sobre tendências do mercado e da moda e organizam seus negócios com bases nesses dados.
Tudo que está descrito acima está correto e é muito importante para o andamento do seu negócio, mas não devemos esquecer que a principal marca de uma loja é o cliente. É ele quem sai de sua loja com os produtos que adquiriu, quem os veste e quem divulga no boca à boca a experiência de ter comprado algo com você.
Mas, se o cliente é sua melhor marca, por que não deixar que ele mesmo trabalhe essa marca da melhor forma possível? Esse é o conceito do “Me Brand”, o “eu como marca”. Atualmente, as pessoas gerenciam suas imagens como um empresário faz com as empresas. Curadoria de sua imagem, monetização e produção de conteúdo não são mais conceitos restritos a pessoas jurídicas. O segredo aqui é conhecer as marcas de seus clientes e propor parcerias entre elas e a sua. Isso pode ser feito das mais diversas maneiras, mas as principais são personalização e divulgação.
Na personalização, você pensa em produtos e / ou ações voltadas para grupos e pessoas específicas. Assim é possível criar um diálogo direto com o público-alvo e um elo que aproxima a loja e os clientes. O erro que muitos cometem aqui é fazer uma ação bem-sucedida e depois não dar continuidade à relação que foi criada. Clientes que sentem-se representados por uma empresa tendem a consumir com ela mais vezes, mas somente enquanto esta representação acontecer de fato.
Já na divulgação, os clientes e a loja ajudam-se com um divulgando o conteúdo do outro. Alguma de suas consumidoras possui um blog? Por que não divulgá-lo em seu site ou fanpage? Você recebe fotos de suas clientes vestindo seus produtos? Então que tal usar material recebido de forma espontânea? A divulgação é uma via de mão-dupla e tenha certeza que, quanto mais a sua empresa divulgar conteúdos, mais ela será divulgada.
Em ambos os casos, é importante não esquecer que a parceria entre a sua loja e seus clientes é uma relação a longo prazo. Isso exige dedicação e atenção constantes, mas possui custos baixos e os resultados são excelentes.
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(Imagens: Reprodução)