A bola da vez do mundo dos negócios é o Mercado Digital, que na última década apresentou crescimento acima de 20% ao ano, uma enormidade frente às pífias taxas de crescimento da economia brasileira que patina, e deverá apresentar recessão em 2015. Só este dado demonstra que se trata de uma promissora e duradoura oportunidade de negócios. Mas ao mesmo tempo em que inspira muitos empreendedores, é também motivo de grande angústia para outros, especialmente os mais tradicionais e antigos do mercado.
Se o máximo que você faz na internet é pesquisar no Google, acessar o Facebook e ler seus emails, você pode estar inserido nesse grande grupo que tem dificuldade de relacionar-se e entender o Mercado Digital, e isso é mais comum do que você possa pensar, mas não deve ser encarado como um bloqueio.
É claro que um jovem que cresceu com um computador nas mãos e usando a internet como antigamente se usava uma máquina de escrever terá mais naturalidade e intimidade com o Mercado Digital. Além disso, um empreendedor do mercado off-line com seu negócio já constituído, muitas vezes tem sua rotina de trabalho tão ocupada que parece pouco estimulante encarar um aprendizado dessa dimensão.
A boa notícia é que não é tão difícil quanto possa parecer, e que você não terá que virar um expert em marketing digital para poder usufruir dos potenciais e oportunidades que o mercado reserva para a sua empresa ou empreendimento!
O mais importante é definir quem irá fazer, e nesse quesito é bom ter em mente que Mercado Digital deixou de ser lugar para amadores, na verdade é melhor não fazer do que fazer mal feito.
Hoje em dia, para usufruir dos benefícios e colher resultados, é importante estar assessorado por profissionais experientes e habilitados. Pode até ser você mesmo ou seu colaborador, desde que se preparem através de cursos, muito estudo e pesquisa, ou através de um profissional terceirizado ou agência especializada. Existem inúmeros profissionais e empresas especializadas em consultoria e projetos, e para identificar quem melhor pode oferecer este serviço online, pesquise sites de empresas compatíveis com a sua, pergunte a amigos e colegas de trabalho, identifique se o estilo deles atende aos padrões de sua empresa e acima de tudo, para determinar a seriedade e comprometimento destes profissionais, converse com os clientes atendidos por eles.
A seguir vou elencar cinco oportunidades que o Mercado Digital oferece e que nenhuma empresa pode deixar passar:
Hoje em dia “qualquer coisa está a um Google de distância de qualquer um”, essa máxima é fundamental para explicar essa primeira dica: registrar seu endereço na internet e ter o seu próprio site. É muito importante que sua empresa esteja presente na grande rede mundial de computadores, isso facilitará seus clientes te “acharem”, ainda trará credibilidade, aumentando a competitividade e com certeza atrairá novos negócios. Nos dias de hoje, um site institucional é o mínimo, e deve conter pelo menos os dados básicos: o que é sua empresa, contatos, horário de funcionamento, endereço, descrição e fotos dos produtos comercializados e serviços prestados.
Com a correria dos dias de hoje e com trânsito das grandes cidades, passou a ser estratégico oferecer conveniência e comodidade a seus clientes, e a internet é a melhor aliada para isso, está no ar 24 horas por dia, sete dias por semana. Analise a rotina de seus consumidores e pense em formas de facilitar a vida deles.
Por exemplo, entre as várias opções, você pode organizar um catálogo virtual, aliar a sua loja física à internet, aonde o consumidor poderá manusear o produto na loja e comprar pela internet, ou conhecer virtualmente e fechar a compra em seu estabelecimento, enviar os lançamentos e novidades por email em forma de newsletter, email marketing ou pelo WhatsApp, oferecer um sistema de encomendas e agendamento de horários para entrega ou retirada dos produtos, um sistema para facilitar o pagamento on-line e até mesmo partir para um E-commerce (que pode ser o passo seguinte) depois de estruturado o seu site.
O Mercado Digital oferece ferramentas excelentes para aprofundar o relacionamento com seus clientes e ir além de um telefonema e das instalações físicas. As principais são as Redes Sociais, os Aplicativos de Comunicação e os Blogs. Primeiro passo: registre seu perfil em todas as redes sociais, agregue um blog ao site e deixe à disposição um Smartphone com WhatsApp.
Através das Redes Sociais e Blogs você deve oferecer conteúdo e imagens interessantes aos seus clientes, e o WhatsApp servirá como uma forma de informar e receber contatos. Essas ferramentas estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos internautas e têm o potencial de alavancar suas vendas.
Antigamente, a divulgação estava praticamente limitada ao boca a boca, panfletagem e anúncios em determinados veículos de comunicação. Hoje em dia, a internet abriu novos meios de divulgação através de anúncios em sites de conteúdo, mecanismos de busca, comparadores de preços, blogs de terceiros e tantos outros, sendo que quem reina nesse quesito é o Google.
A Internet não tem fronteiras e é acessível a qualquer pessoa de qualquer parte do Brasil e do mundo. Isso expande demais as possibilidades de negócio e permite que uma empresa local tenha alcance global. Posso vender para o mundo inteiro? Sim é possível, mas que tal começar pelo bairro vizinho?
O Mercado Digital é uma tendência sem retorno. Mais de 50% dos brasileiros acessam a internet e isso dá mais de 100 milhões de pessoas. Em 2014, 61,6 milhões de internautas fizeram compras pela internet, sendo que 10,3 milhões pela primeira vez. Estar presente nesse mercado é vital e estratégico para a grande maioria dos negócios, e as chances de ampliação das vendas é a grande motivação. Um negócio inserido no mercado digital certamente terá uma vantagem competitiva em relação aos que não estão.
Com planejamento e determinação, em poucos meses você consolidará o ingresso de sua empresa no Mercado Digital, começará a sentir o retorno dos investimentos e os bons resultados aparecerão, e você terá a certeza que o seu negócio estará mais preparado do que nunca para o futuro. E lembre-se sempre, é mais simples do que parece! Boas Vendas!
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Jean Makdissi Jr
É empresário com lojas físicas e fundador da IntimaStore.com, administrador de empresas pela FAAP e especializado em varejo pela FGV, é Diretor da Alobrás (Associação de Lojistas do Brás).