O vendedor é uma peça fundamental no funcionamento de um estabelecimento, pois ele é o intermediário entre o cliente e a loja. Partindo desta premissa, é de suma importância prestar muita atenção na hora de escolher os melhores vendedores e algumas dicas podem facilitar este processo.
Normalmente, na hora de selecionar os candidatos para a vaga de vendedor, aqueles que possuem experiência no cargo chamam mais atenção. Porém, é muito importante sempre ter a mente aberta e livre de preconceitos, pois, muitas vezes, a única coisa que um candidato precisa para ser um excelente vendedor é da oportunidade para isso.
Nunca elimine um candidato pelo simples fato dele não ter experiência com vendas, pois é muito importante observar outros detalhes antes de decidir que aquele candidato é ou não é o certo para a função de venda. Tenha sempre isto em mente: nunca perca um excelente vendedor por causa de preconceito.
Experiência é importante e pode fazer a diferença, mas não é tudo.
Um dos fatores mais importantes na hora de selecionar um vendedor é a sua personalidade. Para se trabalhar com vendas é de suma importância ter facilidade na comunicação, em se expressar e em abordar os clientes.
Lembre-se: facilidade em se comunicar não é sinônimo e ser invasivo com o cliente. Muito cuidado com isso, pois um vendedor indelicado pode simplesmente queimar o seu estabelecimento com o cliente em questão.
Um dos pontos mais importantes para se concretizar uma venda é conhecer bem o produto com o qual se trabalha. Um vendedor que saiba explicar os detalhes, dar informação e principalmente tirar as dúvidas do cliente, faz toda a diferença.
O fato é que o seu candidato não vem pré-programado para conhecer todos os produtos da sua loja, então é importante avaliar se ele é uma pessoa interessada em aprender e em se aprofundar sobre os detalhes dos produtos trabalhados. Um vendedor interessado em aprender faz toda a diferença.
Trabalhar com algo que você se identifica faz toda a diferença e com os vendedores isso é ainda mais importante. Quando o seu funcionário se identifica com a sua loja e com o produto trabalhado, ele possui um fator positivo extra para o sucesso de concretização de uma venda.
Entenda: um vendedor que trabalha com um produto que ele não se identifica, ou mesmo que não gosta, afeta diretamente no resultado das vendas no final do mês.
Identificar-se com o consumidor e se colocar em seu lugar – ou seja, ter empatia – é muito importante. Tratar o cliente como você gostaria de ser tratado é uma delicadeza ímpar e que fará o seu vendedor ter um diferencial.
Um vendedor que saiba vender um produto é vantajoso, isso é fato, mas fuja de candidatos que possuem o típico ‘papo de vendedor’, pois este tipo de funcionário afugenta o seu cliente, além de gerar desconfiança. Um vendedor com esta característica passa uma imagem forçada e até mesmo exagerada e que omite a verdade, mesmo que ele esteja falando a realidade sobre determinado produto.
Além disso, há candidatos que são ótimos para ‘vender’ as próprias qualidades e habilidades, passando uma imagem de bom vendedor, mas que na prática e na hora da venda, não obtém bons resultados. Para evitar este tipo de frustração, pesquise referências sobre este candidato, caso ele já tenha trabalhado com vendas.
Sempre fique atento na hora de escolher os seus vendedores, pois os melhores vendedores trazem bons resultados para a sua loja!
(Imagens: Reprodução)