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Os 7 Ps do Marketing. Como aplicar em sua loja?

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Por mais que o comércio seja uma atividade prática por excelência, onde a experiência diária conta muito, não podemos deixar de lado estudos consagrados que nos ajudam a resolver problemas, agilizar processos e obter vantagens em um mercado cada vez mais competitivo.

Muitas vezes essas teorias nos impedem de “reinventar a roda”, pois analisam situações pelas quais todos passam e permitem que sejam solucionadas rapidamente. Uma das teorias mais difundidas é dos “4 Ps do Marketing”, que foi estudada e retrabalhada  até chegarmos aos “7 Ps do Marketing”. Vamos ver cada uma delas e como aplicá-las.

 

Produto

Qualidade do que é vendido, design, disponibilidade em estoque, tamanho e modelos oferecidos enquadram-se aqui. Clientes costumam tratar produtos adquiridos como sendo da loja e não da marca, por isso é essencial que todos os funcionários conheçam em detalhes o que vendem. Conheça os produtos Intima Store e se surpreenda!

 

Preço

Mais do que o quanto você cobra pelos produtos que comercializa, também deve-se analisar o preço em relação aos seus concorrentes, formas, descontos e prazos de pagamentos. Somente assim podemos chegar a um preço final que seja ao mesmo tempo lucrativo, competitivo e atraente aos consumidores.

 

Promoção

Muitos confundem esta palavra com desconto e ofertas, mas aqui englobamos também a divulgação da sua loja e os produtos que ela comercializa. Anúncios, panfletos, fanpages no Facebook e outras redes sociais, promoções em datas especiais, e-mail marketing… Tudo isso faz seu comércio ser visto por potenciais consumidores, tanto em espaços físicos quanto virtuais.

 

Praça

A sua loja está bem localizada e possui fácil acesso? Sua decoração atrai clientes em potencial? Distribuidores conseguem trazer seus produtos sem atrapalhar quem está comprando? Todos esses itens influenciam em como as pessoas chegam até seu comércio e quanto tempo podem permanecer ali. Para quem possui lojas virtuais, todas as questões de funcionalidade de seu site entram aqui.

 

 

Pessoas

Como seus funcionários e distribuidores são tratados? O envolvimento deles com a sua loja influencia diretamente no clima que seus clientes encontrarão quando estiverem ali. Treinamento, motivação e diálogo aberto são as chaves para o sucesso aqui.

 

Prova Física

Qual é a aparência e a organização da loja e de quem trabalha nela? Estão de acordo com a imagem que você gostaria de passar? Instalações, limpeza, organização de estoque e do fluxo de pessoas influenciam na qualidade e rapidez do atendimento e devem ser avaliados e ajustados.

 

Processo

Todos os processos de trabalho de sua loja devem ser padronizados para que sejam realizados de maneira mais efetiva. Atendimento, organização de vitrines, mostruários e estoque, filas, horários, treinamentos. Todos esses itens são processos do dia a dia de sua loja e, quanto mais você e seus colaboradores tiverem conhecimento deles, mais o trabalho de todos funciona.

 

Como pudemos ver, a teoria do “7 Ps” é simples e pode ser aplicada imediatamente em seu comércio, bastando apenas a disposição para observar cada item, estudá-los e aplicá-los. São pequenos detalhes que, no final, farão toda a diferença!

 

 

(Imagens: Reprodução)

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