Cada vez mais a área de vendas se profissionaliza, usando técnicas e estudos e deixando de lado achismos ou costumes repetidos “porque sempre foi assim”. A mudança do foco de vender um mero produto para oferecer soluções para a vida de seus clientes torna todo o processo de venda mais complexo. Isso exige funcionários adequados, treino correto e acompanhamento dos resultados de cada funcionário.
Contar com a sorte e somente com o improviso individual de sua equipe é colocar uma parte essencial do seu negócio ao sabor do acaso. Confira então algumas táticas para deixar seu time de vendas mais preparado e assim fazer com que as pessoas não só comprem em sua loja, como voltem ali sempre!
Conheça seu público-alvo
Saiba quem é seu cliente e como ele usa seu produto. Cada pessoa entra em sua loja com uma necessidade a ser suprida. Quanto mais soubermos de antemão sobre esta necessidade, mais rápido e melhor podemos fazer para supri-las.
Rápidas pesquisas, cadastro de clientes e até mesmo a boa e velha observação oferecem dados valiosos que podem ser usados depois.
Conheça seu produto
Parece até ofensivo dizer isso, mas com o acesso á informações pela internet, muitas vezes os clientes já chegam na loja com mais informações sobre o que quer comprar do que os próprios vendedores! Seus funcionários devem agora fazer muito mais do que descrever uma lista de aspectos e informações técnicas, mas sim fazer a ponte entre seus produtos e o que o cliente precisa.
Fale menos e ouça mais
Esta dica vale para a vida, mas é especialmente importante em vendas, pois é impossível saber qual a necessidade a ser suprida se o vendedor soterra o cliente com frases feitas e informações decoradas. Mais do que falar bem, o bom vendedor é aquele que ouve bem.
Pergunte e ouça as repostas com atenção, pois é ali que estarão as razões daquele pessoas ter entrado na loja e de como você pode ajudá-la em suas necessidades.
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