Olá meus queridos! Estou super feliz em compartilhar com vocês posts que possam ajudá-los a melhorar a qualidade de vida. Já conversamos sobre como viver mais e melhor e de como é valioso definir o que é importante em nossas vidas. Agora, gostaria de abordar como nossas ações e reações nos relacionamentos diários podem alterar, melhorar ou piorar nossa qualidade de vida. Como você age ou reage diariamente a tudo e a todos te ajuda ou te atrapalha nesta busca de viver melhor?
Sempre gostei da frase de uma maratonista americana que diz: “Os desafios nos definem”. Esta frase está escrita na contracapa de minha tese de doutorado e estava escrita na camiseta de minha primeira prova de 21Km. Mas dias atrás, ouvi em um programa de TV uma outra comparação que percebi ser muito verdadeira e gostaria de dividir com vocês! Diz o seguinte: frente a um problema ou um estresse, você se sente um ovo, uma cenoura ou o pó de café? Juro que fiquei curiosa, e não consegui imaginar o que eu seria. A explicação logo veio. Vamos imaginar que o estresse seja a água fervente.
Existem 3 tipos de pessoas:
1) As que são comparadas aos ovos, que em situação normal são frágeis, moles, mas que quando expostas à água fervente, ao estresse, mudam sua forma inicial e ficam muito duras.
2) As que são comparadas às cenouras, cuja exposição à água fervente amolecem… Perdem sua dureza, mas quase derretem e não conseguem se manter na batalha muito tempo por sua fragilidade.
3) E as demais são como o pó de café, que ao estresse, muda completamente, mas usa desta mudança para aromatizar o ambiente, aquecer e alimentar os necessitados.
Simplesmente maravilhoso! Então, após a devida explicação, seguem as dicas:
– nas dificuldades seja como o pó de café, mudando sua programação inicial, mas para aromatizar o ambiente e ajudar a alimentar os necessitados;
– afaste-se de quem não lhe quer bem, de pessoas que não te agreguem valores, e que não estejam verdadeiramente interessadas no que tem a dividir;
– encontre-se mais com seus amigos verdadeiros, aqueles que enxugam suas lágrimas, que ficam em silêncio ao seu lado quando percebem que não quer falar e que fiquem felizes com suas vitórias e conquistas SEM te invejar;
– leia coisas que lhe tragam paz, que te ensinem alguma coisa, ou que façam você rir muito! Nossos posts por exemplo, hehehe
– procure entrar em contato com a natureza sempre que for possível;
– agradeça e sorria sempre;
– ajude alguém ou faça alguém sorrir;
– tenha fé, exercite sua espiritualidade, aguce seus sentidos;
– veja o lado bom da vida, seja otimista! Se o copo está pela metade, ele está quase cheio!
– compreenda que se está lendo este texto você é uma pessoa rica. Tem saúde o suficiente para ter visão, tem cultura o suficiente para saber ler e tem dinheiro o suficiente para ter um computador com acesso à internet!
Cuide-se, conheça-se, faça seus exames de rotina seja parceira ativa de sua saúde.