O Pilates consiste em exercícios de alongamento que utilizam a força do corpo para a execução de certos movimentos. A modalidade associa conceitos de Power Yoga, Polestar, Rolfing, Fisioball, entre outros.
No Pilates se aplicam exercícios suaves, mas muito eficazes. Além disso, são pouquíssimas repetições e ausência de desgaste físico. Ele foi desenvolvido para equilibrar, alongar e fortalecer o corpo sem causar danos à saúde, principalmente das articulações.
Para aqueles que estão dispostos e motivados a alcançar o corpo ideal, esse é o método que pode ser utilizado como uma excelente ferramenta. Além de oferecer os mesmos benefícios de atividades físicas comuns, o Pilates ajuda na promoção da saúde física e mental, aumentando a elasticidade do corpo, auxiliando na correção postural e aliviando o tão temido estresse.
É uma prática que aumenta a mobilidade das articulações, fortalece os músculos fracos e alonga os músculos que estão encurtados.
Princípios do Pilates:
1 – Concentração
Objetivo é estar concentrado o suficiente no movimento que está sendo executado para garantir que esse seja desenvolvido com maior eficácia possível.
2 – Controle
Visa um padrão suave e harmônico do movimento visando o aprimoramento da coordenação motora e evitando contrações musculares dispensáveis.
3 – Precisão
É fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento da postura, controlando o equilíbrio dos músculos que estão sendo trabalhados.
4 – Centro
Conhecido como power house, é a base de todos os exercícios da modalidade, pois o fortalecimento dessa musculatura garante a estabilização do tronco e confere um alinhamento com menor gasto de energia aos movimentos.
5 – Respiração
O método destaca a respiração e é o fator principal no início dos movimentos. Tem sempre que estar em sincronismo com a realização do movimento!
6 – Fluidez
O objetivo é dar leveza aos exercícios, mantendo o controle dos movimentos de modo que não haja impacto pesado na execução.
Conheça os benefícios do Pilates para sua saúde:
- Alinha a postura;
- Aumenta a consciência corporal;
- Contribui para o alívio de dores nas costas, causadas por hérnias de disco, rigidez muscular, tônus muscular e sedentarismo;
- Alivia os sintomas físicos e psicológicos da TPM;
- Aumenta a flexibilidade de todo o corpo, diminuído lesões na prática de outras atividades físicas;
- Promove equilíbrio interior e diminui a ansiedade;
- Melhora a memória;
- Ensina no controle do corpo, através do equilíbrio da musculatura como um todo;
- Combate o estresse e nervosismo;
- Auxilia na recuperação depois de um câncer de mama e em procedimentos cirúrgicos nos pés, quadril e joelho;
- Alivia os sintomas de fibromialgia;
- Melhora a respiração;
- Ajuda no desempenho na corrida;
- Facilita o trabalho do sistema linfático e a eliminação natural de toxinas;
- Reduz a fadiga muscular;
- Estimula o sistema respiratório e oxigenação do sangue;
- Melhora a coordenação motora;
- Aumenta a concentração;
- Eleva a autoestima;
- Promove relaxamento e equilíbrio mental.
Para você obter bons resultados é recomendável praticar o Pilates de duas a três vezes por semana. As aulas costumam durar em média 1h e são sempre variadas, evitando-se assim a monotonia. Pode ser executado sem nenhum aparelho (Pilates de solo) ou com instrumentos específicos, como bolas, bandas elásticas e rolos.
Saiba: o foco central do Pilates é a melhora na qualidade de vida, através da melhora no bem estar e na saúde em geral. Esse método é um dos mais procurados hoje em dia, pois seus exercícios unem corpo e mente de forma equilibrada e extremamente saudável.
A prática, além de tudo, libera serotonina e dopamina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e bem estar, auxiliando no controle emocional de quem prática.
E aí, você já pratica esse método?
(Imagens: Reprodução)