Em uma empresa pequena, a própria equipe de vendas é que se torna a porta-voz da sua marca e são os seus funcionários que vão estar em maior contato com o público. Por isso, é muito importante que sua equipe esteja bem treinada e preparada para esclarecer possíveis dúvidas e ajudar os consumidores a encontrarem exatamente o que desejam. Porém, um vendedor que fica “seguindo” os clientes por todos os cantos da loja pode intimidar e até fazer com que o cliente desista da compra, por se sentir desconfortável. Por outro lado, um funcionário que não dá muita atenção pode fazer o cliente se sentir desvalorizado e impaciente.
O ideal é ter o seguinte pensamento: se o cliente entrou na sua loja, ele está atrás de alguma coisa. Antes de oferecer todo e qualquer produto, a função do atendente é descobrir o que o cliente deseja. Para isso, há algumas maneiras de abordar o cliente sem pressioná-lo.
Olá! Tudo bem?
O clichê de “Posso ajudar?” já é conhecido pelos consumidores e automaticamente negado. Por isso, escolha uma alternativa simples e simpática. O cliente vai se sentir mais à vontade e menos pressionado.
Já conhece a nossa loja?
Se o cliente já conhece, o vendedor pode mudar o rumo da conversa e questionar sobre o que ele deseja. Se ainda não conhece, é uma ótima oportunidade para mostrar todas as seções e marcas que são vendidas em sua loja.
Posso te ajudar em algo específico?
Os clientes gostam quando o vendedor vai direto ao ponto sem ser invasivo demais. Essa pergunta é bem aberta e dá espaço para o funcionário oferecer produtos que o cliente realmente vai querer.
O que você acha dessa peça?
De novo, o simples é mais bem visto pelos clientes do que algo forçado e robótico. O ideal é valorizar a relação humana entre vendedor-consumidor, e demonstrar interesse real na opinião do cliente.
Seguindo essas dicas, os seus clientes se sentirão mais valorizados e criarão uma relação mais forte com sua marca. Conheça os produtos Intima Store e potencialize ainda mais sua loja!
(Imagens: reprodução)