Lingerie, além de ser tudo de bom, é uma ótima oportunidade de investimento e o mercado brasileiro está em constante expansão.
Nos últimos anos a mulher brasileira definitivamente conquistou o seu lugar ao sol: hoje ela é poderosa, cabeça da casa, mãe e lutadora, mas não abre mão da sensualidade, beleza e conforto. E tudo isso, convenhamos, começa com a lingerie adequada para o seu dia-a-dia.
Sendo assim, o mercado de lingerie está mais forte do que nunca e, a pedido de muitas leitoras e clientes, nós preparamos este post com dicas fundamentais de como montar uma pequena loja de lingerie!
1) Público Alvo
A escolha do público alvo é fundamental. É preciso definir para quem você quer vender, identificar seus hábitos, rotinas, estilo, quanto tem para gastar, idade e perfil social. Essas informações são importantes para quase todas as decisões que você deverá tomar em seu novo negócio.
2) Capital Inicial
A segunda grande decisão é o quanto estamos dispostos a investir. Pense bem, isso é que vai determinar o tamanho do estoque, o ponto comercial, o tipo de mobília da loja, a propaganda que se vai fazer. Lembre-se que um negócio sempre envolve riscos, portanto seja prudente. Defina com calma o valor que pretende investir, converse com seus familiares e esteja segura que o investimento será feito sem riscos para eles. Estimar os custos de operação do novo negócio é muito importante. É preciso ter pelo menos o capital para manter 6 meses de funcionamento da loja, assim, você não correrá o risco de ficar sem dinheiro e ter que fechar ou se endividar.
Estime os seguintes custos:
- Custo do ponto comercial, aluguel e reforma necessários;
- Investimento em móveis, expositores e equipamentos;
- Abertura da empresa, taxas, impostos e contador mensal;
- Número de funcionários necessários e custo mensal que representam;
- Compra de embalagens e cartões comerciais;
- Investimento em propaganda.
3) Localização
A localização depende diretamente da escolha do público alvo e do capital inicial definidos por você. Afinal, é preciso estar aonde sua clientela frequenta e o valor do ponto caber no seu orçamento.
Quanto melhor o ponto, mais caro é o aluguel. As principais ruas de comércio da cidade e os shoppings centers normalmente são garantias de bom movimento, mas devido aos custos mais altos de aluguel, dependendo do capital inicial podem ser inviáveis.
Existem também as ruas comerciais de bairros, galerias e mini shoppings, que costumam ter custos de aluguel mais em conta, mas nesse caso é preciso analisar com calma se o público alvo escolhido frequenta esses locais.
Outra opção mais em conta e que alguns empreendedores tomam é abrir a loja em sua própria casa. Nesse caso, há a vantagem da economia com o aluguel e o conhecimento da vizinhança, mas muitas vezes representa um incômodo em seus horários de descanso, ou mesmo não é permitido pelas leis municipais.
Seja qual for o ponto escolhido, analise sempre a concorrência local: às vezes a presença de um concorrente forte e muito competitivo pode inviabilizar a escolha.
4) Montagem, Estrutura e Organização da Loja
Nome da loja
Escolha um nome fácil de falar e memorizar, é bom que ele tenha identidade com seu público alvo e com a imagem que você pretende criar para sua loja.
Identidade visual
A ajuda de um profissional de arquitetura ou de marketing ajudam muito, mas se não tiver recursos para investir nisso, pesquise na internet, passeie por outras lojas e imagine como você pretende que sua loja e sua marca sejam e se ela terá identidade com seu público alvo. A criação de um logotipo e a criação de uma identidade visual própria diferenciam sua loja e a torna única dentre as demais. Crie um ambiente agradável e criativo.
Vitrine ou bancas?
A vitrine é o chamariz e o primeiro contato que seu cliente terá com sua loja, ela precisa ter a sua identidade visual e chamar a atenção do seu público alvo. É importante construir um cenário criativo e ao mesmo tempo sem muito acúmulo de produtos, a vitrine precisa ser “clean”.
No entanto, em alguns casos, especialmente se seu público alvo tiver menor poder aquisitivo, bancas de ofertas e araras com promoções logo na porta da loja chamam mais atenção e podem estimular mais vendas que a vitrine. Tanto a vitrine quanto as bancas e araras precisam ser trocadas semanalmente, a fim de que o cliente veja sempre novidades e se sinta tentado a entrar para comprar.
Móveis, expositores e organização de loja
Uma loja de lingeries precisa aproveitar muito bem o seu espaço e fazer a melhor e mais organizada exposição. Lembre-se sempre: produto sem exposição não vende. Dentre os diversos modelos de expositores, você tem que escolher o que mais se adapta ao seu espaço; outra dica é de não misturar as categorias de produtos neles, pois o cliente pode ficar confuso no momento da compra. Uma loja setorizada é mais organizada e assim o cliente consegue visualizar e se auto atender.
A arara é uma outra forma de você expor seu produto, mas com um diferencial: na arara você consegue colocar pijamas e com isso ainda consegue ampliar seu leque de produtos. A arara também pode ser usada para produtos que estão na promoção ou liquidação, coloque uma placa com o preço.
Manequins
O manequim é uma ótima forma do cliente visualizar o “look” completo e assim criar desejo de compra nos seus clientes. Escolha as peças mais chamativas e de acordo com a época do ano, por exemplo: para o Dia dos Namorados uma lingerie sensual com um sapato alto e no dia das mães, um confortável pijama são ótimas opções
Balcões e Balcão-caixa
Balcões são úteis para apoiar as peças e facilitar a visualização pelos clientes, um balcão central sempre ajuda, mas não é obrigatório. Já o balcão-caixa é muito importante, pois lá é que ficará o caixa, conferência e o pacote, ou seja, é um local que exige um certo isolamento e privacidade para a equipe da loja.
Equipe
O número de pessoas para um bom atendimento a seus clientes e um bom funcionamento da loja vai depender muito do tamanho da sua loja, horário de funcionamento e capital inicial. Uma loja pode funcionar somente com você, desde que ela seja pequena e que você feche no seu horário de almoço e para um dia de descanso, por exemplo, ou pode até ter muitos funcionários.
O número ideal para uma pequena loja de moda íntima normalmente são 3 pessoas: a dona e duas vendedoras. Selecione pessoas que tenham prazer em atender o público e que gostem sobretudo de lingerie, pois quanto maior a afinidade com o produto vendido melhores serão os resultados.
5) Conheça o seu produto
Não basta apenas querer vender e aumentar o faturamento, é preciso conhecer o mercado e os produtos que vendemos. São informações que agregam valor aos clientes e que esclarecem as compras. É fundamental conhecer todas as características do seu produto como tecido, aplicações, marcas, detalhes, seus atributos e funcionalidades, os materiais usados para a confecção e também dicas de uso, combinações e moda.
Para isso são várias as fontes, converse com as vendedoras das lojas de atacado, representantes das marcas, pesquise na internet, leia revistas especializadas e visite feiras do setor.
6) Variedade de produtos
Existe uma lingerie para cada momento e etapa da vida da mulher e, de acordo com público alvo e tamanho da sua loja, é importante oferecer a seus clientes a maior variedade possível. Lembre-se das diversas estações do ano, o frio e o calor, das ocasiões especiais aonde a mulher deseja estar sexy, do dia a dia de trabalho que exige conforto e elegância, da linha fitness, dos dias de festa e dos momentos ‘relax’ em casa e, além disso, da maternidade.
O homem costuma ter preguiça de comprar linha íntima e normalmente são suas mulheres, mães e namoradas que compram, sendo assim é uma ótima ter a linha íntima masculina em sua loja, e com essa linha não é diferente, hoje os homens têm diversos modelos de cuecas, meias e pijamas para a sua escolha e, assim como as mulheres, os homens também estão ficando cada vez mais exigentes. A linha infantil também é interessante oferecer, mas isso deve estar de acordo com o espaço da loja e capital inicial, em algumas ocasiões pode ser inviável.
Produtos Intima Store
A Intima Store oferece uma linha completa de Moda Íntima com preços de atacado para que você possa abrir sua loja pagando menos e com produtos de alta qualidade. Oferece parcelamento em até 4 vezes sem juros e descontos à vista.
As atendentes da Intima Store são super especializadas em lingerie e te ajudarão a compor o seu mix e esclarecer dúvidas sobre os itens mais vendáveis, seus atributos, qualidades, tecidos e tudo a respeito do produto.
E para facilitar a compra, a Intima Store tem cinco lojas físicas e uma virtual.
Endereço das lojas:
Loja Virtual Varejo: www.intimastore.com.br
Loja Virtual Atacado: www.intimastoreatacado.com.br
Loja 01 – Rua Maria Marcolina, 424 – Brás – São Paulo – SP.
Horário de Atendimento: Seg a Sex das 8h as 17h Sábados das 8h30 as 15h
Loja 02 – Rua Conselheiro Belisário, 448 – Brás – São Paulo – SP.
Horário de Atendimento: Seg a Sex das 8h as 17h Sábados das 8h30 as 13h30
Loja 03 – Rua Oriente, 560 – Brás – São Paulo – SP.
Horário de Atendimento: Seg a Sex das 8h as 17h Sábados das 8h30 as 15h00
Loja 04 – Rua Oriente, 480 – Brás – São Paulo – SP.
Horário de Atendimento: Seg a Sex das 8h as 17h Sábados das 8h30 as 15h00
Loja 05 – Rua Maria Marcolina, 70 – Brás – São Paulo – SP.
Horário de Atendimento: Seg a Sex das 8h as 17h Sábados das 8h30 as 15h00
7) Divulgue seu Negócio
A divulgação da sua nova loja é fundamental, de nada vale ter uma loja linda e completa se seus clientes potenciais não ficarem sabendo. Há várias formas inteligentes e baratas de divulgação.
Amigos, internet e redes sociais
O boca a boca é a arma mais forte dos pequenos negócios, avise seus amigos e familiares e peça que eles divulguem sua nova loja. As redes sociais como Facebook, Tiktok, Instagram, Pinterest, Google Plus, dentre outras, são ferramentas poderosas de divulgação. Crie o perfil de sua loja e divulgue, crie promoções, ofertas e concursos culturais para aumentar o seu número de seguidores. Mantenha essas páginas sempre atualizadas e com novidades.
Panfletagem e parcerias
A panfletagem dentre o seu público alvo e a formação de parcerias com negócios próximos podem ser de grande ajuda. Procure os salões de beleza, academias, padarias, clínicas e outros negócios aonde você possa oferecer uma divulgação cruzada, ou seja, você divulga o negócio deles e eles o seu. Em bairros e cidades pequenas, essas ações funcionam muito bem.
Cadastro de clientes
O cadastro de clientes é muito importante, pois assim você poderá fidelizar as suas clientes, informando sobre todas as novidades de sua loja, questioná-las se estão precisando de algo e até mesmo para saber como elas estão. Uma boa ideia é fazer um atendimento pós venda, por exemplo: telefonar para perguntar o que ela achou dos produtos e sobre o atendimento, mas para não ser invasiva, é bom perguntar no momento do cadastro se o cliente aceita receber ligações.
Esperamos com este post ajudar você a montar a sua tão sonhada loja de moda íntima, mas não deixe de fazer as suas perguntas e deixar os seus comentários!
Ainda tem dúvidas? Não deixe de conferir nosso novo post com mais dicas para abrir sua própria loja de lingerie! Clique aqui.
Equipe Blog da Lingerie