Curta suas férias: cuidados com a saúde no verão


Por: Juliana Chaves
28 de novembro de 2016
Divulgue esse post:

No verão, com as altas temperaturas e maior adesão às atividades praticadas ao ar livre, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Nesse período recomenda-se adotar medidas simples, mas que fazem toda a diferença na manutenção da sua saúde no verão, prevenindo a desidratação, o envelhecimento precoce, micoses, queimaduras e até mesmo o tão temido câncer de pele.

cuidar da saúde no verão

Confira a seguir dicas para você aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a sua saúde em risco:

Cuidados diários

  • As altas temperaturas exigem maior hidratação fora e dentro do organismo. Por isso é importante aumentar a ingestão de líquidos, como água, suco de frutas e água de coco, bem como aplicar um bom hidratante para ajudar a manter a quantidade ideal de água na pele (em torno de 10% a 30%).
  • Abuse das frutas e verduras de cor laranja e vermelha, tais como: abóbora, mamão, beterraba e maçã, pois possuem carotenóides, substância que se deposita na pele e retém os raios ultravioletas.

dicas saúde no verão

  • Aproveite o verão para ter uma alimentação mais equilibrada. Alimentos cruscozidos e carnes grelhadas devem fazer parte do seu cardápio. Além disso, não se esqueça de consumir frutas e verduras com alto teor de água e com baixo teor de carboidratos e muitas, muitas fibras. Aposte nesses alimentos e previna doenças e sinais de envelhecimento da pele!
  • Na hora do banho, use sabonetes compatíveis com o seu tipo de pele e mantenha a temperatura da água fria ou morna, a fim de evitar o ressecamento da sua pele.
  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.
  • Aumente a quantidade de filtro solar, sua pele agradece!

pele no verão dicas

Roupas e acessórios

  • Além de usar filtro solar, recomenda-se o uso de chapéus, bonés e roupas em tecido de algodão (de preferência claras) para a prática de atividades ao ar livre, pois essas peças retêm cerca de 90% da radiação UV.
  • Preste muita atenção às barracas de praia. Elas devem ser feitas de lona ou algodão, materiais que absorvem cerca de 50% dos raios ultravioletas.
  • Use óculos de sol e proteja seus olhos de lesões na córnea e catarata.

Outras dicas

  • Utilize fluidos siliconados nas pontas dos cabelos, com o intuito de impedir que eles se danifiquem com o calor, maresia e vento.
  • Se você possui cicatrizes recentes, elas podem escurecer se não forem protegidas. Use o protetor solar na cicatriz ou proteja com esparadrapos e adesivos.
  • Saiba que a partir dos seis meses de idade é necessário utilizar o filtro solar adequado para a pele sensível das crianças. Peça orientação do pediatra ou até mesmo de um dermatologista, para saber ao certo que protetor utilizar de acordo com a pele do seu bebê.

saúde das crianças no verão

É muito importante transmitir para as crianças e jovens o hábito de usar o filtro solar diariamente, pois 75% da radiação acumulada no decorrer da vida ocorre entre 0 e 20 anos.

  • Embora a pele negra tenha uma proteção natural pela quantidade maior de melanina, não se deve esquecer a fotoproteção, pois os negros também estão sujeitos a queimaduras, ao envelhecimento da pele, câncer de pele e outros problemas. Desse modo, precisam também usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados na exposição ao sol.

Aproveite o verão com o máximo de proteção!

(Imagens: Reprodução)

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!