Como evitar o calote


Por: admin
Divulgue esse post:

Não tem jeito: quem trabalha com vendas vai, em algum momento, se deparar com um cliente que demora ou deixou de pagar e será preciso cobrá-lo para evitar o calote. É preciso saber cobrar da maneira correta para não ofender o cliente, mas, ao mesmo tempo, garantir que você irá receber o pagamento pelo produto que foi vendido.

inadimplencia loja roupas

Confira algumas de nossas dicas simples e evite o calote:

  • Não tenha vergonha de cobrar e lembre-se de que não é errado cobrar quem está devendo; é seu direito receber por um produto que vendeu.
  • Ao cobrar seu cliente, mantenha uma postura formal e firme, para ele entender que o assunto é sério.
  • Se estiver um pouco desconfortável em falar sobre esse assunto, experimente cobrar por escrito (pode ser por e-mail, mensagem ou whatsapp).
  • Se o cliente estiver demorando muito para pagar, dê a entender que o não pagamento da dívida poderá trazer consequências mais sérias e desagradáveis para ele.
  • Deixe as coisas mais simples! Elabore um texto em um pequeno papel com informações detalhadas sobre as formas de pagamento, datas e valores. Inclua também uma observação no rodapé falando sobre a cobrança de juros por atraso no pagamento. Entregue para todas as suas clientes juntamente com os produtos quando elas fizerem uma compra.
  • Uma boa maneira de diminuir o risco de levar um calote é oferecer a opção de pagamento através de cartão de crédito em sua loja.

evitar o calote

  • Falando nisso, se a venda for parcelada ou a prazo, sempre cobre um valor como entrada do pagamento antes de entregar o produto.
  • Se, mesmo após todas as tentativas, mensagens e cobranças o cliente não estiver pagando, seja mais firme e considere oferecer alternativas, como por exemplo o parcelamento do restante da dívida.
  • Caso o mesmo cliente, depois de ter pago a dívida, quiser comprar de novo, considere aceitar a venda somente com pagamentos à vista, para evitar novos problemas.

Seguindo essas dicas, você reduzirá significativamente a inadimplência em sua loja – o famoso calote!

Conheça os produtos Intima Store e potencialize ainda mais os seus negócios!

(Imagens: Reprodução)

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!