Com qual frequência devo lavar o sutiã?


Por: admin
Divulgue esse post:

Quando me tornei adolescente e passei a usar sutiã, logo fui repreendida pela minha mãe pela troca diária da peça. “Você acha que é fácil lavar sutiãs? ”, ela disse. Desde então fico sempre na dúvida: será que está na hora de lavar o sutiã? Essa é uma questão complicada que diverge de pessoa para pessoa, afinal cada corpo funciona de forma diferente um do outro. Sendo assim, qual o melhor padrão de lavagem para seguir?

Em uma rápida pesquisa entre mulheres supervaidosas e limpíssimas ao meu redor sobre com qual frequência elas trocam o sutiã, a resposta variou entre dois dias, uma semana, até, pasmem, “o cheiro ficar desagradável”. Toda mulher sabe como é complicado lidar com peças íntimas: elas requerem lavagem manual, cuidados específicos e compra de novas peças constantemente. A troca diária de sutiãs não é uma realidade entre as mulheres e é perfeitamente normal.

como lavar o sutiã

O sutiã é uma peça íntima com função de dar firmeza e estabilidade para os seios, ajudando a ficarem mais bonitos, evitando dores nas costas e protegendo-o em momentos delicados, como o período de amamentação e o pré-menstrual. Suas estruturas como alças, fechos, taças, bojos e aros devem estar em perfeitas condições para atender essas necessidades sem desconforto ou dano para o corpo. Suas estruturas podem ser danificadas pelo suor excessivo, pela máquina de lavar, pelo tempo e pelo uso excessivo.

É permitido sim utilizar o sutiã mais de um dia, somente se não danificar a peça e não causar problemas para você, sua saúde e seu conforto. Siga algumas de nossas dicas e encontre a melhor forma de cuidar de si mesma e sua peça íntima:

dicas cuidados com sutiã1) Sempre que fizer exercícios físicos usando o sutiã ou for um dia de verão quente, você precisa lavar o sutiã no mesmo dia no banho, à mão. A lavagem pode ser feita com xampu de bebê sem corantes e sem perfume, mas é importante ser imediata, pois o suor poderá estragar o tecido e até a estrutura da sua peça muito mais rápido. Depois você poderá lavá-la como de costume.

2) Caso seja um dia frio e sem exercícios, poderá usar mais tempo o sutiã, mas atenção: nunca use mais de um dia seguido a mesma peça, pois isso pode danificar a estrutura dela. Deixe-a descansar pelo menos um dia. Alterne o uso com outros sutiãs, utilizando no máximo quatro dias cada peça antes de lavar.

3) Lave somente à mão, podendo deixar de molho 10 minutos em sabão líquido sem corante e sem perfume. Não torça, seque à sombra e deixe a peça descansar um dia após a lavagem para utilizar.

4) Garanta que a lavagem do sutiã não espere mais do que uma semana e meia, pois manter a peça suja guardada poderá facilitar a proliferação de bactérias e até causar um odor que não sairá mais dele.

5) Sutiãs de tecidos artificiais e sintéticos como poliéster devem ser utilizados no máximo dois dias, pois não permitem que a pele respire, podendo criar um caos bacteriano. Prefira peças de algodão para o uso do dia-a-dia.

6) No caso de tops de ginástica e outras peças sem bojo, é possível lavar na máquina. Feche-a para não enroscar em outras peças, coloque-a dentro de um saquinho de peças delicadas e lave somente com peças da mesma cor e do mesmo peso (por exemplo, meias e calcinhas).

7) No caso de calcinhas, troque-as no mínimo diariamente. Caso sinta necessidade poderá trocar até duas ou três vezes por dia (se for um dia longo). Sempre que trocar a peça, lave-a à mão e deixe secar à sombra. Evite mantê-la em lugares pouco ventilados como o banheiro.

8) Renove seu guarda-roupa de calcinhas todo ano e de sutiãs em no máximo três anos. Mesmo com a lavagem e cuidados adequados, o tempo poderá danificar suas peças, tornando-as pouco eficazes e até colaborar com doenças.

Cada corpo age de uma forma diferente e o ideal é trocar e lavar a peça sempre que se sentir desconfortável, mesmo que seja muito menos tempo do que nossas dicas. Não esqueça que cuidar de você mesma é prioridade sempre!

(Imagens: Reprodução)

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!