Quando se tem uma loja é preciso pensar nos mínimos detalhes para garantir o sucesso. Conseguir um bom número de vendas não é impossível, mas exige planejamento e estratégia, pois quando se tem um negócio é preciso inovar sempre e principalmente fazer o possível para ter a satisfação do seu cliente.
É comprovado que um dos segredos do sucesso é o ato de manter o seu cliente fiel, ou seja, uma vez que o consumidor vire cliente da sua loja, fazer o possível para mantê-lo, já que o mais complicado já foi feito, que é conseguir o cliente para o seu produto/loja.
Um dos maiores erros de lojistas é focar apenas em conseguir novos clientes e com isso, virar as costas para os clientes já conquistados. Conseguir a fidelidade do cliente é a chave do bom faturamento, já que é muito mais fácil bolar estratégias específicas para conquistar ainda mais quem já é o seu cliente – além de ser muito mais barato.
Grandes empresas sempre trabalham com programas de fidelidade, o que mostra que, sem sombra de dúvidas, é algo importante e que fará a sua loja sobreviver ao mercado agressivo e manter um lucro satisfatório. Porém, a pergunta que sempre se faz é: há programas de fidelidade que sejam fáceis de introduzir na loja? A resposta é positiva, pois sim, existem programas que saem em conta e que darão um diferencial positivo ao seu estabelecimento, sem que você precise se deparar com algo complexo. Hoje daremos duas opções para quem quer um programa de fidelidade eficaz e fácil de colocar em prática:
Cartão fidelidade
Uma forma de manter o seu cliente fiel a sua loja e que irá estimular as vendas é a introdução de um cartão fidelidade. Este tipo de programa é um dos mais fáceis e que mais surte efeito.
Faça cartões da sua loja que possuam uma tabela na parte detrás, como na imagem abaixo:
Mande fazer com a quantidade de quadrados que você ache interessante e também adicione uma linha para preencher o nome completo do cliente. A cada compra preencha um quadrado e assim, quando o seu cliente fizer a quantidade de compras exigida no verso do cartão, receberá algum benefício. É opcional exigir um valor mínimo de gasto para o preenchimento de um espaço, tudo depende do valor médio dos produtos da sua loja, pois se o valor for muito baixo, exigir um gasto mínimo é interessante, como, por exemplo, preenchimento em gastos acima de R$10-15.
O benefício é a sua escolha: pode ser um produto específico da sua loja, pode ser um desconto extra na próxima compra, ou mesmo algum prêmio que não tenha vínculo direto com o seu produto. Sempre é bom se lembrar de que o objetivo é fidelizar o seu cliente, então é importante pensar muito bem no que será o prêmio/bônus, já que ele precisa ser atrativo o suficiente para o cliente achar vantajoso utilizar o cartão fidelidade e logo se lembrar de utilizá-lo nas compras.
O cartão fidelidade é muito interessante, pois como é algo físico, o seu cliente manterá ele na bolsa ou carteira, ou seja, sempre irá ver o seu cartão e se lembrar de passar em sua loja, ou mesmo adquirir o seu produto. Ele cria um vínculo de cumplicidade entre loja e cliente.
Preços diferenciados para clientes cadastrados
Manter um cadastro atualizado dos clientes tem inúmeras vantagens, dentre elas a possibilidade de analisar as características de compras, assim como a frequência de visitas com vendas finalizadas. Então estimular esse cadastro é muito interessante e não há forma que mais estimule isso do que preços diferenciados.
Passo 1: decida o nome do seu programa de cadastramento. Alguns exemplos: cliente+, cliente plus, etc.
Passo 2: em alguns produtos adicione duas etiquetas de preço, uma com o preço comum e outra com o preço para os clientes cadastrados, com um valor menor;
Passo 3: faça um formulário rápido a ser preenchido no caixa de sua loja, com os dados completos de seu cliente e, a partir de seu CPF, identifique se o cliente é cadastrado e assim seja beneficiado dos preços diferenciados. É interessante manter esse cadastro em um sistema de computador, pois facilitará o manuseio das informações e também a consulta ao cadastro em si.
Quando um cliente vê o preço diferenciado para quem tem cadastro, sem dúvida alguma irá se cadastrar, já que não há complicação e nem custo adicional. Além de você fidelizar o seu cliente, ainda terá uma base de dados para estudos futuros.
Fidelizar o seu cliente não é difícil, o segredo é ser um lojista atento e que se importa em ter diferenciais, pois são eles que fazem a sua loja crescer e ter uma boa lista de clientes frequentes.
Hoje demos dois exemplos fáceis e sem custo excessivo para introduzir programas de fidelidade em sua loja. Faça diferente e garanta um bom faturamento a cada mês!
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(Imagens: Reprodução)