13 Dicas de como lavar e conservar as roupas dos bebês


Por: Juliana Chaves
14 de outubro de 2016
Divulgue esse post:

Uma das grandes preocupações das mães refere-se à lavagem adequada das roupas dos seus pequenos, de modo a evitar o aparecimento de alergias ou doenças.

As dúvidas são muitas: Qual o sabão a ser utilizado? É permitido o uso de amaciante? Lavar na mão ou na máquina? Como tirar manchas e secar?, entre outras.

img_05102016_173514

Felizmente, lavar as roupas da criançada pode ser uma tarefa mais rápida e eficiente do que você imagina! Quer saber como?

Dicas para lavar as roupas do bebê

1- Não é recomendado o uso de sabão convencional. Por ser forte, ele representa um perigo pra pele sensível do bebê, podendo causar alergia ou outros problemas.

2 – O ideal pra lavar a roupa dos pequenos é utilizar um sabão de coco ou neutro. Hoje em dia você encontra no mercado uma variedade de produtos apropriados para lavagem de roupas dos bebês.

img_05102016_173527

3 – O amaciante de roupas nem sempre é recomendado pelos pediatras e profissionais da saúde infantil, isso porque alguns bebês nascem com uma propensão maior em desenvolver algum tipo de dermatite. O perfume ou química utilizados na composição podem ser elementos desencadeadores de diversos tipos de inflamações na pele.

4 – A lavagem pode ser feita na máquina sim, contanto que você fique atenta a possíveis resíduos dos produtos utilizados. Nesse caso, basta ligar a máquina novamente num programa de enxágue e o problema será solucionado.

5 – Caso prefira lavar as roupas na mão, é recomendado comprar baldes para serem usados apenas para as roupas dos bebês, de preferência de cores diferentes dos demais utilizados na casa.

img_05102016_173542

6 – Se houver acúmulo de sujeira nas roupinhas, o melhor mesmo é deixar de molho no balde, depois esfregar e em seguida pôr na máquina.

7 – Atenção a descrição contida nas embalagens dos produtos, utilize apenas a quantidade indicada de sabão e/ou amaciante, pois o excesso dificulta um enxágue eficiente e pode culminar em irritações na pele do seu bebê. É melhor prevenir do que remediar!

8 – E quanto as manchas de cocô e vômito, o que fazer? Logo que sujar, tire todo o excesso de sujeira de preferência em água corrente, feito isto use sabão de coco ou neutro para esfregar, deixe de molho e exponha ao sol.

img_05102016_173553

9 – O uso de removedores de manchas só é liberado pelos médicos a partir de seis meses de vida, que é justamente a ocasião em que o bebê passa a consumir frutas e verduras. As manchas decorrentes desses alimentos são mais difíceis de ser retiradas, por isso um removedor será mais eficiente.

10 – O varal convencional é a melhor opção para secar as roupas dos bebês. De preferência utilize pregadores de plástico e estenda as roupas na sombra ou no sol quando ele não estiver muito forte. As máquinas e secadoras não são proibidas, porém elas costumam tirar a maciez e suavidade das roupinhas, o que dificulta na hora de passar.

img_05102016_173606

11 – Para passar as roupas dos pequenos não é necessário o uso de produtos, apenas o ferro ou no máximo o vapor já são suficientes.

12 – Evite torcer muito as roupas para evitar que elas fiquem marcadas! Você pode utilizar toalhas na hora de torcer, mas elas precisam ter passado pelo mesmo processo de lavagem que as demais, ok?

13 – Depois de passadas, guardar as roupinhas imediatamente em lugar bem apropriado, a fim de evitar que peguem poeira.

img_05102016_173619

Lembre-se, em caso de dúvida de como proceder nos cuidados com as roupinhas dos bebês, o melhor é consultar o pediatra do seu filhote pra que você possa se sentir mais segura e confiante.

Aproveite nossas dicas e compartilhe com outras mamães!

Leia Também

Deixe o seu comentário

0 Comentários

Deixe o seu comentário!